Editorias
Projetos voltados à primeira-infância em Alagoas ganharam um reforço importante do Governo do Estado na 8 ª edição do Dia D do Governo Presente, ocorrido na cidade de Murici. A boa notícia veio com a criação do Circuito da Primeira Infância, idealizado pela primeira-dama Renata Calheiros e que leva, de forma lúdica e educativa, orientações para crianças, pais e educadores.
O espaço foi montado pela primeira vez em ação do Dia D do Governo Presente e destacou-se como um dos serviços de maior participação e repercussão. Cuidadosamente estruturados, com o apoio de diversas secretarias de Estado, os sete estandes receberam crianças da rede pública de ensino, oferecendo contação de histórias, livros, oficina de brinquedos com materiais reciclados e jogos educativos, todas essas atividades com foco nas habilidades da primeira infância.
O Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) promoveu brincadeiras para levar informações sobre a importância da boa alimentação, e o Batalhão Ambiental de Maceió organizou uma exposição de animais nativos da fauna alagoana, tudo acompanhado de perto por pais e professores.
“Essa é uma iniciativa maravilhosa, porque as crianças se divertem, recebem orientação e os pais ainda podem acompanhar”, disse a professora Simone Silva, da Escola Menino Jesus de Praga.
De acordo com a primeira-dama Renata Calheiros, que é coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, a iniciativa, apoiada pelo Governo do Estado, foi um sucesso já na primeira edição.
“Criaram uma ótima estrutura, segura, alegre e, principalmente, que leva ao bom desenvolvimento dessas crianças. Outro aspecto importante foi a presença dos pais neste momento educativo. Todos tiveram momentos juntos para aprender e se divertir”, avaliou Renata Calheiros.
Dentro das linhas de trabalho do projeto da primeira infância, as gestantes de Murici assistiram ao filme ‘O Começo da Vida’ e puderam fazer exame de ultrassonografia. Após a sessão, todas receberam um kit de enxoval oferecido pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
“Precisamos ter atenção com essas mães, orientando para que tenham cuidados com os bebês ainda na barriga. É a primeira etapa e, a partir daí, já vamos formando bons hábitos”, disse Renata Calheiros.
Apoiaram a criação do Circuito da Primeira Infância, as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), Esporte, Lazer a Juventude (Selaj), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal), Batalhão Ambiental de Maceió, Cren e Projeto Reciclarte.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco