Editorias
As obras de duplicação da AL-101 Norte avançam com a chegada do último estágio de construção do viaduto de Jacarecica. A concretagem da superestrutura é considerada a etapa final para a conclusão do elevado que deverá ser finalizado em cerca de 120 dias.
O secretário Executivo de Transporte de Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, explica que ao longo da semana foram realizados os serviços finais da mesoestrutura – parte formada pelos pilares, aparelhos de apoio e encontros -, que devem se estender até a terça-feira (11), quando será também iniciado efetivamente o início da construção da superestrutura.
“A execução dos serviços da superestrutura é minuciosa e requer certo tempo. Estamos trabalhando com uma previsão de 120 dias. Na próxima semana serão realizados os trabalhos de escoramento metálico, que nada mais é do que estruturas metálicas colocadas entre um pilar e outro, dando sustentação às formas e, em seguida, às armaduras de aço. Logo após a conclusão desse processo, dá-se início a concretagem”, esclareceu.
Em andamento
Há duas semana, a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela obra de duplicação da AL-101 Norte, deu início ao processo de construção da primeira ponte sobre o rio Jacarecica, de um total de três, sendo uma exclusiva para o uso de ciclistas e pedestres.
A obra segue com os serviços de estaqueamento metálico, que deverá ser concluído nos próximos vinte dias e que consiste em uma estrutura que dá sustentação ao elevado ao fixar-se a uma base sólida. Este recurso é utilizado para a futura concretagem dos blocos que também irão compor a base da ponte.
A primeira ponte está construída ao lado da atual e será concluída em seis meses, aproximadamente. A nova ponte será um metro e meio mais alta com o intuito de dar maior vazão ao rio evitando, dessa forma, o seu assoreamento, que consiste no acúmulo de areia e demais detritos no fundo do curso de água.
Ao longo da rodovia as obras seguem em andamento com os serviços de realocação da rede elétrica e a construção das galerias pluviais para o sistema de drenagem da pista. A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá, aproximadamente, 6 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos, um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.
Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco