28/03/2024
29ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

13/05/2022 20:52
Cidades
Defesa Civil e MVV realizam Simulado de Emergência da Barragem em Craíbas
Esta será a 1ª edição da simulação, que envolverá moradores da região e autoridades competentes
/ Fotos: ASCOM- MVV

Na Mineração Vale Verde (MVV), o primeiro empreendimento de metais básicos de Alagoas, a Segurança está sempre em primeiro lugar.

 

Por isso, haverá ainda neste semestre de 2022 o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, tendo à frente a Defesa Civil como realizadora da ação, juntamente à MVV.

 

O evento ocorrerá a partir das 14h do próximo dia 21/05, um sábado. O intuito foi escolher um dia que pudesse contar com a participação do maior número possível de famílias das comunidades envolvidas nesta dinâmica.

 

O simulado em si é uma exigência da legislação vigente no país, exercício este que até o dia de sua realização será devida e amplamente divulgado em rádios locais, carro de som, comunicação face a face, faixas de rua e ligações telefônicas para moradores, além de cards nas redes sociais oficiais da empresa e informes em grupos de WhatsApp das partes interessadas.

 

Foram convidadas para este evento as Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas e do Estado de Alagoas; o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas; o 7º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Alagoas; os órgãos ambientais municipais; a Agência Nacional de Mineração (ANM); os profissionais habilitados da MVV e os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), localizada nas comunidades rurais do Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas em Craíbas, estando a 10 km abaixo da Barragem Serrote. É fundamental que as pessoas previamente convidadas participem deste evento.

 

Além dos diálogos sociais realizados com as famílias da Zona de Autossalvamento, com o objetivo de manter todos e todas engajados e esclarecidos sobre as informações de segurança e ações preventivas realizadas por nossa empresa, a MVV, também, através do Programa de Visita Institucional Portas Abertas, já apresentou o processo de retirada e beneficiamento do concentrado de cobre e a segurança da estrutura para estas famílias, para que pudessem confirmar pessoalmente as informações prestadas pela empresa, a fim de que não haja dúvidas sobre a segurança da Barragem Serrote.

 

"Vale destacar que a estrutura da nossa Barragem Serrote é segura, sendo ela monitorada 24h/dia, durante os sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana, tanto por câmeras de altíssima resolução, como por nossos profissionais habilitados que fazem inspeções de rotina diárias, verificando cada detalhe in loco, primando sempre pela Segurança dos nossos empregados, empregadas e dos moradores da região. Vale esclarecer que este simulado, como o próprio nome sugere, é apenas uma simulação para o quadro de um possível cenário de crise. A medida se dará para que estejamos todos e todas preparados para qualquer eventualidade, ainda que esse cenário seja remoto, pois a barragem da MVV foi construída pelo método mais seguro e moderno existente no mercado", diz Tony Lima, gerente geral de Operação da Mina Serrote.

 

Em suma, segundo Tony, não há qualquer indício de rompimento da Barragem Serrote, que ainda se encontra em sua fase inicial.

 

Como reforço informativo, para que todos estejam cientes da ação, na próxima quarta-feira (18), às 14h, haverá um Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), apresentando cada minúcia deste documento para garantir aos moradores participantes que todos os cuidados estão sendo tomados e perdurarão durante os 14 anos de permanência da Mina Serrote no Agreste alagoano. O Seminário ocorrerá no sítio Salgado, em área ao lado da fazenda do Sr. José Alexandre, em Craíbas.

 

A MVV reforça, desse modo, o compromisso de manter a Segurança como seu principal valor, dentro e fora da empresa, primando pelo bem mais precioso dos nossos empregados(as), terceirizados(as) e moradores(as) da região vizinha ao empreendimento: a vida.

 

SOBRE A APPIAN BRAZIL

 

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação no Agreste alagoano.

 

A Appian Brazil e todos os seus ativos possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom MVV

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades