Editorias
Estudantes de Piaçabuçu cansados com a cena que se repete diariamente, decidiram pedir ajuda para tentar amenizar a superlotação nos ônibus que transportam os alunos da cidade até Penedo.
Segundo uma estudante, os transportes, que saem do Peba e de Piaçabuçu, várias vezes deixam o município com destino as faculdades de Penedo com mais passageiros do que a capacidade.
“Esse problema não é de agora. Desde quando minha mãe fazia faculdade, em 2007, que os ônibus saem daqui superlotados. Em época de prova o número de estudantes duplica. Ficamos aflitos porque o motorista ao invés de seguir viagem, fica parando em cada ponto, mesmo com o número de alunos a mais que a capacidade”.
Ainda segundo a estudante, o horário de saída e de chegada, juntamente com a falta de espaço no ônibus torna a viagem cansativa. “O veículo sai de Piaçabuçu às 17h40min e retorna às 22h40min. Ontem (21) saímos de Penedo às 23 horas e quando cheguei em casa era mais de meia noite” disse a estudante.
O secretário de Educação de Piaçabuçu, Ariqueides Castro, divulgou uma nota oficial em sua rede social sobre o ocorrido. Segundo ele, um dos ônibus foi substituído por um micro-ônibus, o que pode ter ocasionado a superlotação. Ariqueides lamentou o ocorrido e disse ainda que irá tomar as providências para que os ônibus não mais sejam substituídos.
Confira a nota na íntegra
Boa noite a todos.
Gostaria de esclarecer alguns pontos sobre o problema do transporte dos alunos para a cidade de penedo.
1- Estudantes do Pontal do Peba:
Lamento profundamente que o horário de retorno ao Pontal do Peba tenha que ser feito em horário tão avançado, porém, as informações que chegaram até a Secretaria de Educação é de que, entre os alunos que estudam em Neópolis, existem estudantes do Pontal do Peba, desta forma, se o ônibus do Peba sair às 22h, terá que deixar esses estudantes, o que obviamente, não pode acontecer.
Caso esta informação não esteja correta, certamente o ônibus do Peba poderá sair mais cedo.
Assim sendo, convoco, primeiramente, todos os alunos que estudam em Neópolis a comparecerem à Secretaria de Educação, até sexta feita, dia 23 no horário da manhã (até 12h), para que possamos ter um levantamento real desta situação. Lembrando que todos os estudantes de Neópolis, independente de morarem no Peba ou no centro deverão comparecer à secretaria.
2- Cadastro de Estudantes:
Como já foi dito pela Agente Administrativa da secretaria, Maria do Carmo (Duca), já foi solicitado que todos os estudantes que necessitam do transporte noturno para penedo comparecessem à secretaria para fazer um cadastro e poucos foram os que compareceram.
Diante disso, estaremos realizando na próxima semana (de 26 a 30 de junho), no horário da manhã (de 8h as 12h) um novo cadastro onde todos deverão levar uma declaração da instituição de ensino onde estuda informando inclusive os dias e horários das aulas acompanhado de uma foto 3×4.
Após o término desse cadastro, a secretaria irá confeccionar carteiras que serão de uso obrigatório nos ônibus.
3- Quantidade de Ônibus:
Desde o início da Gestão, estamos enviando 2 (dois) Ônibus grandes para fazer esse transporte. Fiquei sabendo hoje, através do watsap, que no dia 19 (segunda feira) e 20 (terça feira) um dos Ônibus foi substituído por um Micro Ônibus sem o meu conhecimento e obviamente do prefeito Djalma Beltrão. Vou procurar saber pessoalmente o que aconteceu e tomar providências para que não aconteça mais essa substituição.
Finalmente, estou e estarei, juntamente com toda a equipe da SEMED, sempre a disposição de todos para, na medida do possível, buscarmos soluções para os problemas que possam surgir.
Atenciosamente,
Ariqueides Castro
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:28 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 31/03/2025 12:25 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 29/12/2024 11:29 Nove pessoas ficam presas em elevador de edifício na Jatiúca
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
BUSCAR
