Editorias
Uma operação desencadeada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) flagrou furto de água em propriedades dos municípios de Piranhas e Olho D’água do Casado, no Sertão de Alagoas.
Em uma chácara foi encontrado um registro de controle de água sem o hidrômetro. O proprietário apareceu no local mostrando as contas de água pagas, mas foi orientado a instalar o medidor. Em outra, havia uma ligação de água sem hidrômetro. O proprietário desta vez não apareceu para falar com a equipe da Casal.
Em outro ponto um caminhão-pipa com placa de Sergipe foi parado pela fiscalização e o motorista disse que havia abastecido o carro numa estação de tratamento da Casal, mas os técnicos não encontraram os dados do caminhão na relação dos pipeiros autorizados a realizar o procedimento.
Já em Piranhas o pasto verde em pleno Sertão que sofre com a seca chama atenção para irregularidade do furto de água. Na mesma fazenda a equipe de fiscalização encontrou várias ligações de água irregulares. Canos abasteciam um sistema de irrigação onde havia criações de gado e de aves.
A água furtada enche um açude inteiro puxada por bombas instaladas em diferentes pontos da propriedade. Os técnicos encontraram o ponto de onde a água é retirada e fizeram um teste com reagente comprovando a suspeita de furto da água da tubulação da Casal.
"Essas perfurações são intencionais e beneficiam alguém. Por outro lado, elas também prejudicam a população de cidades que ficam sem a água que foi desviada", relata o vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão.
Em outra localidade a equipe da Casal havia mapeado um desvio de água em frente a este motel, mas a ligação clandestina já havia sido desfeita. Já em outra propriedade o hidrômetro havia sido violado, ou seja, não contava o consumo.
No município de Olho D´água do Casado mais uma ligação clandestina de água foi encontrada. Desta vez em um outro motel. Os técnicos descobriram que a tubulação da nova adutora foi perfurada bem em frente ao estabelecimento. A mancha no asfalto que foi refeito indica o caminho do desvio da água. A agora a casal vai tentar identificar os responsáveis e notificá-los para responderem criminalmente pelo furto de água.
Fonte: G1/Al
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco