24/11/2024
26ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

Editorias

16/11/2016 22:45
Cidades
Iniciativa fomenta a produção e o manejo de peixes no Sertão alagoano
Técnicos, estudantes e agricultores participam de curso de capacitação em Poço das Trincheiras
Curso ajuda a promover cultura na região, consequentemente uma produção maior e de melhor qualidade pode ser esperada / Foto: Divulgação
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) ofereceu, no município de Poço das Trincheiras, uma capacitação sobre Cultivo de peixes em tanques escavados, na Fazenda da Esperança.



Ministrado pelo técnico da Seagri, Edson Maruta - da Superintendência de Desenvolvimento da Aquicultura -, técnicos das secretarias municipais de Agricultura, agricultores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de monitoramento da qualidade da água, manejo, nutrição alimentar de peixes, tipos de pescado adequado para aquicultura e sistema de produção.



“Com o aprendizado dessas técnicas, tanto agricultores, como técnicos e estudantes estão qualificados para o desenvolvimento das atividades de aquicultura nos municípios”, assegura o instrutor Edson Maruta.

 


A turma, composta por 30 pessoas, faz parte das secretarias de Agricultura dos municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Ouro Branco e Maravilha, além de estudantes do curso de Zootecnia, do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas. Dependentes químicos em recuperação também participaram da capacitação, com o intuito de aprenderem um ofício.



O agricultor Ismar Vieira Filho, da Comunidade Lagoa Pau Ferro, um dos beneficiados pelo Governo de Alagoas com a distribuição de alevinos, participou pela primeira vez da capacitação e destaca a importância do curso para os que vivem da aquicultura.



“Com o curso aprendi muito e tirei minhas dúvidas", pontuou o agricultor.

 


Para Renilmary Alencar, secretária de Agricultura de Poço das Trincheiras, a capacitação é fundamental e seu objetivo é fomentar a prática em piscicultura na região semiárida de Alagoas.

 


“Essa atividade mostrou, que mesmo diante das dificuldades existentes na nossa região, é possível produzir através de uma boa gestão dos recursos naturais existentes nas propriedades rurais, utilizando mecanismos adequados de utilização das águas”, reconhece Renilmary Alencar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades