Editorias
Levar água de qualidade às comunidades rurais de Palmeira dos Índios também é um dos compromissos do Governo Júlio Cezar. Vários povoados e sítios já podem utilizar água própria para consumo humano por meio do Programa Água Doce. Nesta quarta-feira (25), o prefeito Júlio Cezar e o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Alexandre Ayres visitaram cinco das 11 comunidades já beneficiadas com o Programa: Riacho Santo, Algodãozinho, Lagoa do Mato dos Lopes, Caraíba Torta e Lages do Caldeirão.
As visitas foram acompanhadas pela subsecretária estadual da Semarh Michelle Beltrão e das secretárias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa França e de Agricultura Manuella Barbosa, além de líderes comunitários. O Programa Água Doce é uma parceria do Governo Municipal com o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes), que garante água de boa qualidade para as comunidades rurais, por meio de sistemas de dessalinização.
Cerca de três mil famílias, no total, serão beneficiadas com a ação. "Nas comunidades rurais, o cidadão dependia do caminhão-pipa para sobreviver. Nós tivemos seis anos consecutivos de uma forte estiagem e o governador lançou o Programa de Perfuração de Poços, em todo o Estado, e em Palmeira não poderia ser diferente. Uma parte da água de Palmeira é salobra, imprópria para o consumo humano e, para isso, trouxemos a solução, que é a instalação de dessalinizadores, que purificam a água e dão uma condição melhor ao cidadão do campo, com água doce. A água não é só um direito do cidadão, mas uma obrigação do governo", disse o secretário Alexandre Ayres.
O prefeito Júlio Cezar disse que a parceria com o Estado foca, principalmente, na saúde da população, com água própria para o consumo e mais qualidade de vida. "O programa garante água de ótima qualidade, mas também temos um cuidado e olhar especial, além dos cuidados ambientais, com a saúde da população. Água é vida. Já instalamos os sistemas em onze comunidades da zona rural, em um total de 37. É pouco, mas com o que já temos vai dar para beneficiar centenas de famílias com água de excelente qualidade, pois nem todos os dias a água encanada chega às residências. Só temos muito que agradecer ao Governo do Estado e, principalmente a Deus, pelas coisas que já temos conquistado", finalizou o prefeito.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco