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A correria do dia a dia do maceioense esbarra na falta de mobilidade de Maceió. Não é raro, o cidadão da capital perder de 30 até 90 minutos no trânsito, devido ao congestionamento na única via de grande fluxo, a Avenida Fernandes Lima. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), busca otimizar o trânsito com a implantação de rotas alternativas, os chamados Eixos Viários Cepa e Quartel.
Os eixos viários servirão como alternativa à Avenida Fernandes Lima, visando desafogar o trânsito nesta via e funcionarão em formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - permitindo com que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade.
“É importante ressaltar que os eixos viários são um projeto de integração viária. Não se tratando apenas de abertura de novas vias, mas uma obra que viabilizará a integração de diversas vias, servindo como alternativa a Fernandes Lima, visando desafogar o trânsito naquela via”, explica Andreia Estevam, superintendente de Transporte e Mobilidade Urbana da Setrand.
O governador Renan Filho, na última quinta-feira (18), assinou a ordem de serviço para o início das obras do Eixo Cepa. Nesta semana, o terreno deste eixo está sendo demarcado e o canteiro de obras montado.
No total, o Eixo Cepa terá nove quilômetros de extensão, tendo início no Ibama, no bairro da Gruta, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira do Teobaldo.
Já o Eixo Quartel também está com as obras em andamento. Essa semana foi realizada a marcação e limpeza do terreno no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). O trajeto terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo ao Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar.
“Juntos, os dois eixos terão 15 km. O projeto foi pensado e elaborado para unir as vias que já existem, formando um corredor alternativo aliado à malha viária da capital, resultando em um número baixo de desapropriações de terrenos particulares. É uma obra que beneficiará não só os maceioenses, mas todos os alagoanos que também visitam a capital diariamente”, ressalta Andreia.
As obras dos eixos devem durar cerca de seis meses. Além de servirem como vias opcionais, os binários fazem parte também das obras preliminares que antecedem a implantação do transporte de massa, que poderia viabilizado através de uma parceira público-privada e será localizado na Avenida Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, ligando o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, ao centro de Maceió.
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