25/11/2024
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

07/09/2016 15:30
Cidades
Participação ativa dos jovens na escola pode auxiliar na prevenção da violência
Secretário Jardel Aderico falou sobre o protagonismo juvenil como meio para formação social durante posse dos grêmios estudantis de Arapiraca
Proximidade com a juventude é sempre proveitosa / Foto: Ascom Seprev
Agência Alagoas

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, participou, nesta terça-feira (6), da posse das novas diretorias dos grêmios estudantis de Arapiraca, eleitos para o biênio 2016-2018. Ao todo, 250 alunos irão representar os interesses dos jovens de 25 escolas do município.



A eleição foi realizada pelos próprios alunos do 6 º ao 9º ano com o intuito de estimular a participação direta do alunado na gestão escolar e também para despertar a responsabilidade e o espírito de liderança nos agremiados.



Na ocasião da posse, Jardel Aderico realizou uma palestra sobre sua própria experiência como gremista.

 


“Fui representante de grêmio em uma escola de Maceió e me lembro de termos feito o grêmio contra a vontade da diretoria. Naquela época, era mais complicado. Fazíamos jornalzinho escondido, tínhamos sala secreta, por exemplo”, relembra o secretário.



Ele destacou ainda que a escola é um lugar estratégico e privilegiado para se trabalhar na perspectiva da prevenção da violência, pois pode ser o palco de experiências de prática cidadã.

 


“Elas podem ser disparadas, por exemplo, por meio do incentivo ao associativismo juvenil na forma de grêmio estudantil, um exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola por meio do protagonismo juvenil”, destacou o secretário.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades