Editorias
O prefeito Rui Palmeira (PSDB) vetou o Projeto de Lei de nº 7012 que dispõe sobre a criação da parada segura para as mulheres, em horários noturnos, no itinerário do transporte coletivo de Maceió. A publicação está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (11).
O projeto, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), havia sido aprovado na Câmara Municipal e visa criar no transporte coletivo a parada segura para desembarque de mulheres no horário a partir das 20h até o último ônibus em áreas consideradas de risco à integridade feminina.
Além disto, o projeto conceitua a parada segura como o local, no itinerário do transporte coletivo, sem qualquer desvio de rota, escolhido pela mulher como o mais seguro para desembarcar.
De acordo com a publicação, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) entendeu que cabe ao órgão executivo municipal, neste caso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estabelecer condições de transporte coletivo, em virtude do interesse local, logo, restaria clara a invasão de competência, em afronta ao Princípio da Separação dos Poderes, de medida parlamentar que visa regular matéria de trânsito e transporte.
“Cabe à SMTT estabelecer os locais de parada para o desembarque no transporte coletivo, uma vez que essa situação se inclui dentre as atividades de planejamento, projeto, regulamentação e operação do trânsito de veículos e de pedestres, bem como de promoção do desenvolvimento da circulação”, diz um trecho da publicação.
Fonte: Cada Minuto
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:28 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 31/03/2025 12:25 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 29/12/2024 11:29 Nove pessoas ficam presas em elevador de edifício na Jatiúca
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
BUSCAR
