24/11/2024
25ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Editorias

20/10/2017 14:00
Cidades
Semas realiza mais uma edição do CineRua, na orla de Pajuçara
/ Max Monteiro/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na noite desta quinta-feira (19), a primeira edição do CineRua 2017, na Praia da Pajuçara. A iniciativa já existe há três anos e leva até os moradores de rua a oportunidade de assistir a filmes que os levem a uma reflexão e a formar opiniões. Mas o principal objetivo é a reinserção do morador de rua na sociedade, seja no trabalho, na escola e até na própria família.

 

 

A Coordenadora Geral de Atenção a População em Situação de Rua, Priscila Guimarães, explica como surgiu o projeto.”Em 2014 surgiu a ideia do CineRua, como ferramenta de nos aproximar da população de rua, trazendo algo mais leve e menos burocrático. Dessa forma trazemos o lazer até eles, debatemos questões sociais apresentadas nos filmes, afim de que eles possam se identificar e querer voltar a ter uma vida mais digna”.

 

 

“O CineRua acontece em cinco regiões de Maceió, a proposta é que seja proporcionado para a população de rua o maior conforto possível e que eles sintam prazer em participar do projeto. Aqui na orla escolhemos as jangadas para que eles possam colocar o pé na areia, sentir o vento que vem da praia, observar o mar, é um momento diferente para eles. Em cada região iremos buscar essa proposta, não queremos que eles se sintam presos ou forçados a participar, é um momento de lazer, fortalecer vínculos e de aproximar a sociedade deles”, acrescentou a coordenadora.

 

 

Rafael Machado viveu por 14 anos nas ruas de Maceió e hoje luta em prol dos direitos da população de rua. Ele explica como o acesso a rede de políticas públicas do município foi importante na sua reinserção. “Há dois anos e nove meses eu sai das ruas. No começo, eu não acreditava que era possível, mas tive muitas pessoas me motivando a querer a voltar a ter uma vida digna. Mas as coisas só aconteceram quando comecei ter acesso às políticas públicas, onde eu me reencontrei, voltei a socializar e o mais importante é o acesso a informação. Muitos moradores de rua não sabem ler e escrever, mas se derem uma oportunidade, se existir trabalhos sociais que venham humanizar a situação deles e explicar que a vida pode ser melhor, tudo pode mudar”, pontuou.

 

 

A organização do CineRua informa que o próximo encontro deve se realizar no Mercado Público do Benedito Bentes, em novembro.

 

 

Fonte: Secom Maceió

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades