Editorias
O Governo do Estado, com o apoio do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), realizou, ontem, segunda-feira (29), em Murici, o II Seminário da Primeira Infância de Alagoas. O evento abordou a importância dos cuidados na infância, com ênfase na nutrição, por intermédio de palestras com especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O seminário faz parte da programação de implantação do Programa da Primeira Infância de Alagoas, lançado um julho deste ano, e coordenado pelo Comitê Intersetorial da Primeira Infância, presidido pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, e com as participações das Secretárias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Assistência e Desenvolvimento (Seades). A cidade de Murici foi escolhida para receber o projeto-piloto.
O secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, abriu os trabalhos ao lado de representantes da Seduc, Secretaria Municipal de Educação de Murici e do Cren. De acordo com a avaliação de Pinaud, o programa é um dos mais estratégicos do Governo por visar o início da formação humana.
“Estamos reunidos aqui para prepararmos uma geração de alagoanos, porque é na primeira infância que podemos mudar alguma coisa. Desta forma, o Estado é assertivo nesse projeto extraordinário, que envolve três secretarias e a sociedade civil, e que será rebatido para todos os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Durante todo o dia, cerca de duzentos profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social tiveram palestras com a fundadora do Cren de São Paulo, Ana Lydia Sawaya, professora da Unifesp, e com os nutricionistas e professores da Ufal, Dr. Nassib Bueno, Dra. Telma Toledo e Dra. Revilane Brito.
A abordagem sobre a importância da nutrição na primeira infância teve análise fisiológica e sua relação com as questões socioeconômicas. Para os especialistas, as condições de pobreza e estresse que vivem gestantes e crianças na primeira infância são causas diretas da desnutrição.
Os professores pontuaram para os participantes quais as consequências nocivas desta relação nos âmbitos metabólico e socioeconômico e como estes agentes multidisciplinares devem atuar para mudar este quadro.
De acordo com a assistente social do Crea de Murici, Suely Souza, o seminário foi interessante e apropriado, sendo possível aplicação na realidade do município. “Eu que trabalho com política de assistência tive acesso a um conteúdo novo, que posso levar para as crianças com as quais trabalho. O segundo seminário foi um complemento do que aprendemos no primeiro encontro ocorrido em julho”, disse a participante.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco