Editorias
Cerca de 3 mil moradores do Pinheiro deverão participar, neste sábado (16), do simulado de desocupação do bairro, que sofre com afundamento, fissuras e rachaduras em vias e imóveis. O objetivo é deixar a população do local informada e preparada para um caso de emergência. Desde 2018, as rachaduras e os buracos têm obrigado moradores a deixar suas casas. Os estudos técnicos que vêm sendo realizados ainda não apontaram a causa do problema.
O simulado terá início às 15h e mobilizará as Defesas Civis Estadual e Municipal, Exército, Marinha, Força Aérea, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sesau, Algás Casal, Prefeitura de Maceió, Anatel, Eletrobras, Cruz Vermelha e a empresa Vida a Vida.
Das 15h às 16h, todos os acessos do Pinheiro, principalmente as ruas transversais à Avenida Fernandes Lima, estarão bloqueados. Só será permitido deixar o bairro. O direcionamento da evacuação será do centro do Pinheiro para a extremidade, tendo como referência a Fernandes Lima.
Todos os envolvidos na operação devem se reunir às 14h, no centro de comando, instalado no Quartel do Exército, e de lá sairão em quatro comboios. Dois seguirão pela parte sul do Pinheiro e dois pela parte norte, fazendo uma varredura para simular a retirada de moradores de suas casas e orientá-los a seguir para os pontos seguros. Um grupo de 100 homens e mulheres estará na principal praça do bairro e se deslocam em equipes de 25 em direção aos quaro pontos de encontro, convidando os moradores, porta a porta, para participar, enquanto viaturas estarão circulando no local.
A ação vai durar 45 minutos e, nos últimos 15 minutos, será feita a avaliação do trabalho e a orientação dos participantes para corrigir os erros. O encerramento está previsto para as 16h. Os trabalhos vão se concentrar nos quatro pontos de apoio definidos pelo plano de ação: terminal rodoviário do Sanatório, estacionamento da Casa Vieira, na Rua Clarêncio Jucá - ao lado da Importadora Veículos e no primeiro ginásio de esportes do Cepa.
As quatro áreas vão receber equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), que oferecerão apoio aos moradores. A coordenação geral ficará a cargo da Defesa Civil de Maceió.
A coordenação em cada ponto de apoio ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao todo, 48 servidores farão a acolhida dos moradores que saírem das unidades residenciais durante a evacuação. Os profissionais identificados farão a acolhida e o Cadastro de Evacuação - que contém informações básicas para atendimento, como nome, endereço, número de integrantes do núcleo familiar.
Após esta etapa, as famílias receberão os encaminhamentos necessários - a ser avaliado caso a caso - como a ida para os abrigos provisórios (para quem necessitar) e atendimentos de saúde. A Semas terá disponível vans para o transporte dessas famílias para o atendimento de Saúde e para o Abrigo.
Equipe médica
Em cada ponto de apoio, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar uma equipe médica composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos, totalizando 16 pessoas. Cada ponto vai receber também quatro equipes de Atenção Psicossocial, composta por dois psicólogos e seis técnicos. Além disso, a SMS terá duas caminhonetes e dois carros pequenos à disposição da população.
A Urgência e Emergência da SMS fará atendimento básico aos usuários durante o simulado. Além de psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, as equipes contarão com a presença de todos os supervisores da rede de urgência e emergência, capacitados para observar e atender caso algum paciente passe mal.
A atuação da Secretaria Municipal de Educação será de acolhimento dos moradores por meio de profissionais da Educação voluntários. O órgão colocará à disposição ônibus, inclusive adaptados, para fazer parte do treinamento.
Segurança e trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vai disponibilizar 252 guardas municipais e 20 servidores da Coordenação de Guardas e bens Apreendidos e Demolição para dar apoio à Polícia Militar. Em uma situação de emergência, o efetivo vai se reunir em três pontos para embarque em direção ao local: na sede da Semscs; na sede da Guarda Municipal; e na Vila Olímpica na Cidade Universitária.
Entre as atribuições, a Semscs vai bloquear vias, demolir imóveis e residências que estejam com risco de desabamento; fazer a segurança dos imóveis enquanto a população não retornar às suas residências e isolar áreas mais afetadas determinadas pela Defesa Civil ou pelo Gabinete de Situação. O efetivo fará também o isolamento das vias e vai apoiar a SMTT e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nos desvios do trânsito nas ruas e avenidas.
A SMTT vai utilizar quatro viaturas e oito agentes de trânsito para garantir o apoio viário da operação. As vias que dão acesso à Avenida Fernandes Lima e que serão interditadas com cones são: ruas Tereza de Azevedo, Francisco Amorim, Jornalista Vaz Filho, Luiz Rizzo, Antônio Procópio, Pedro de Oliveira Rocha, Tavares Bastos, Clarêncio Jucá, João Barros Pinho, Estatístico Teixeira de Freitas e Coronel Lima Rocha.
Os condutores que quiserem sair do Pinheiro em direção à Avenida Fernandes Lima durante o simulado de evacuação deverão seguir até o final da Rua Professor José da Silveira Camerino, próximo à Junta Comercial de Alagoas.
Integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) também participarão da ação, com esquipes posicionadas na saída das ruas Tereza de Azevedo e Francisco Amorim, ao lado do Shopping Farol.A avenida Fernandes Lima não será interditada durante a execução do simulado.
Nove linhas de ônibus que atendem o bairro do Pinheiro terão o seu itinerário modificado no período das 14h30 às 16h30.
Fonte; rádiogazetaweb
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:28 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 31/03/2025 12:25 Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 50 mil em seis dias e valoriza artesanato local
- 29/12/2024 11:29 Nove pessoas ficam presas em elevador de edifício na Jatiúca
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
BUSCAR
