24/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

27/10/2016 18:41
Cidades
Vigilância fiscaliza abate e criação de suínos clandestino em Palmeira dos Índios
Equipe tomou conhecimento por meio de denúncia; proprietário foi notificado
/ Foto: Enf. Márcio Pinheiro
Enf. Márcio Pinheiro - Colaborador

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios através da Vigilância Sanitária Municipal e em Parceria com o Ministério Público Estadual, realizou atendimento de denúncia de abate clandestino e criação de suínos em no município.

 

 

A equipe esteve no local e foram verificadas as condições de higiene de acordo com as normas sanitárias vigentes. Porém, de acordo com a equipe, o que foi detectado, estaria contrariando a lei e o bom senso.

 


“Alguns infratores insistem em comercializar carne e abater clandestinamente. São locais improvisados e absolutamente inadequados, do ponto de vista legal, sanitário e tecnológico para o abate, manuseio, beneficiamento e acondicionamento de carnes destinadas ao consumo humano”, explica Coordenador da Vigilância Sanitária e Enfermeiro - Márcio Pinheiro.

 

 

Lembrando que a comercialização de carne e abater clandestino é Crime está previsto na Lei n.º 8.137/90 artigo 7 inciso II, III e IX. (Pena - detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco anos), ou multa. E, na Lei Municipal 1402/97 artigos 134 e 120 e na Lei Federal 6437/77 artigo 2 inciso IV.

 

 

Sujeira e falta de cuidado

 

 

A sujeira e a falta de cuidado com a carne produzida acaba sendo a regra, e a ausência da inspeção técnica do produto o torna perigoso a saúde do consumidor, tendo em vista a possibilidade de transmissão de diversas zoonoses que são comuns aos animais, a exemplo da tuberculose, brucelose, botulismo, cisticercose e raiva, dentre muitas outras.

 


Não bastassem as precárias condições de produção do referido alimento, o seu transporte inadequado e a sua exposição inadequada agrava ainda mais a sua má qualidade e o torna ainda mais perigoso ao consumo.

 

 

A Vigilância Sanitária Municipal juntamente com o Ministério Público Estadual vem realizando campanhas educativas para conscientizar os comerciantes e a população acerca dos malefícios de alimentos sem qualidade.

 

 

Alerta à População

 

 

Compre apenas CARNE e SIMILARES de estabelecimentos que passem CREDIBILIDADE.

Em casos de denúncias basta apenas ligar para: 0800 082 5299 ou 3421-3166 (Gratuito e Sigiloso).

Mais Fotos / Enf. Márcio Pinheiro
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades