22/11/2024
29ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

20/11/2016 14:20
Cultura
Confira a programação cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra
Fundação Palmares apoia atrações de cultura afro em Alagoas, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco
/ Reprodução/ABr

Para celebrar o dia Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20), a Fundação Cultural Palmares oferece uma programação voltada para a valorização da cultura negra.

 

 

Na cidade União dos Palmares (AL), onde viveu Zumbi, as atividades começam às 7h e seguem até às 17h no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Na Praça Brasiliano Sarmento, estão previstos shows de reggae, rock, samba e MPB, das 18h às 22h20.

 

 

Já em Maceió, na Casa de Jorge de Lima, às 20h, haverá uma apresentação do espetáculo Projeção Mapeada - Narrativas em Movimento. No Teatro Linda Mascarenhas estará aberta, das 8h30 às 17h, a exposição "Lelia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história". O Parque Shopping Maceió recebe as exposições fotográficas "Raízes", "História da Enfermagem Brasileira: A Contribuição Afrodescendente" e "Pretas, a beleza na cor", além de apresentar os vídeos da campanha "Filhos do Brasil", do governo federal.

 

 

Outros estados

 

 

A Fundação Palmares também apoia a realização do Circuito Cultural de Dança Afro-Brasileira, que leva apresentações de danças, aulas e workshops gratuitos ao Plano Piloto de Brasília e a 14 regiões administrativas do Distrito Federal. A ideia do circuito é dar ao público a oportunidade de ter contato com a diversidade cultural da cidade e promover o resgate histórico das danças de matriz africana.

 

 

Em Petrópois, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (21) vão ocorrer apresentações de dança das 17h às 21h30 na Casa de Cláudio de Souza. Em Florianópolis (SC), foi inagurada a exposição "Vozes que pulsam – Memória e cultura afro-brasileira em Santa Catarina", também disponível ao público.

 

 

O Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), também preparou atividades para celebrar a data: ações de formação, lançamento de livro, campanha virtual, encontros com representantes de terreiros e coletivos afro-brasileiros, música, oficinas, poesia e a abertura de exposição. Mais informações na rede social do museu.

 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cultura