27/04/2024
25ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Editorias

25/11/2023 20:30
Cultura
Festival Quilombagem em Palmeira dos Índios celebra a Consciência Negra

 A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Fórum Afro de Palmeira dos Índios, promoveu o encerramento da 2ª edição do Festival Quilombagem. A atividade, realizada nesta sexta-feira (24), foi o ponto alto das festividades alusivas ao Dia da Consciência Negra.

O evento teve início com um vibrante cortejo dos grupos culturais, partindo da Praça da Independência em direção ao ‘Monumento à Liberdade’, inaugurado em 2021. Este monumento é uma expressão de reconhecimento à população afrobrasileira, enaltecendo sua contribuição à cultura e à história do município.

No percurso, os participantes puderam vivenciar a riqueza cultural e a energia contagiante dos grupos que compõem o cenário afro-brasileiro local. Ao chegar à Praça dos Skate, o público foi agraciado com apresentações memoráveis dos grupos participantes.

O Coletivo Junção das Culturas, o Batuque da Mãe Suzanny, o Afoxé Oxossi Aquerã, o Afoxé Odô Iya e a Raizada foram os protagonistas das apresentações que marcaram o encerramento do festival. Cada grupo trouxe consigo elementos singulares da cultura afro-brasileira, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

A Praça dos Skate se transformou em um espaço de celebração, onde a diversidade cultural foi exaltada e a união da comunidade ficou evidente.

O encerramento da 2ª edição do Festival Quilombagem reforçou o compromisso da Prefeitura de Palmeira dos Índios em promover eventos que celebram a diversidade e ressaltam a importância da cultura afro-brasileira na construção da identidade local. “O sucesso do festival reflete o engajamento da comunidade e a vontade de manter viva a memória e as tradições que permeiam a história do município”, disse o secretário municipal de Cultura Cássio Júnio.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cultura