Editorias
O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o pagamento do auxílio financeiro ao setor cultural. A MP nº 990/2020 foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.
A Lei nº 14.017/2020, que instituiu o auxílio, chamada de Lei Aldir Blanc, foi sancionada por Bolsonaro no final do mês passado. As atividades do setor - cinemas, museus, shows musicais e teatrais, entre outros - foram umas das primeiras a parar, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus no país.
O texto da lei prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Os estados, municípios e o Distrito Federal serão os responsáveis pela distribuição dos recursos, de acordo com os critérios definidos na lei.
De acordo com a MP publicada hoje, os recursos serão liberados a partir da contratação de operação de crédito interna (contratos ou emissão de títulos da dívida pública). A MP tem força de lei a partir de sua publicação, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.
Fonte: Agência Brasil
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:30 Orquestra Filarmônica de Alagoas presta homenagem a Cartola em concerto especial
- 19/04/2025 17:00 Ministra destaca trabalho inédito na proteção dos povos indígenas
- 19/04/2025 10:20 Militares indígenas unem suas raízes culturais ao serviço policial em Palmeira dos Índios
- 31/03/2025 12:44 Último dia para enviar a prestação de contas da Lei Paulo Gustavo Alagoas
- 19/03/2025 10:32 Festival Alagoas Feita à Mão Celebra o Dia do Artesão e 10 Anos do Programa
BUSCAR
