24/11/2024
33ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

22/09/2016 10:30
Alagoas
Mais de 160 reeducandas são atendidas durante a Defensoria no Cárcere
Seris e Defensoria Pública mantêm parceria para consolidar ação exitosa no sistema prisional
Programa garante tutela dos apenados, fortalece a justiça e desenvolve políticas públicas para evitar a reincidência criminal Programa garante tutela dos apenados, fortalece a justiça e desenvolve políticas públicas para evitar a reincidência criminal / Ascom
Agência Alagoas

Assegurar a dignidade no cumprimento das penas é o primeiro passo para consolidar o processo de reintegração social dos reeducandos em Alagoas. É dever do Governo de Estado garantir a tutela dos apenados, fortalecer a justiça e desenvolver políticas públicas para evitar a reincidência criminal e prevenir a sociedade contra novos delitos.



Dando sequência à iniciativa exitosa do ano passado, que atendeu 100% da população carcerária em 52 dias, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) reafirmou sua parceria com a Defensoria Pública para promover a Defensoria no Cárcere. A iniciativa garantiu a análise processual nas áreas Cível e Criminal de 160 apenadas do Presídio Feminino Santa Luzia.



Difrentemente da ação pioneira desencadeada no ano passado que atendeu 100% da população carcerária, o atendimento feito pelos defensores públicos na terça-feira (20) foi dirigido às internas que estão sem advogados. Durante atendimento, as apenadas tiveram a situação processual analisada e três obtiveram alvarás de soltura para progressão do regime penal.



Coordenadora do Programa Defensoria no Cárcere, Andrea Tonin destacou a consolidação das ações firmadas através da parceria entre a Seris e a Defensoria. “Estamos criando rotinas que possibilitam mais celeridade nos trabalhos. Temos recebido o apoio logístico e a segurança necessária dos agentes penitenciários para que os atendimentos transcorram normalmente”.



A chefe do Presídio Santa Luzia, Tatiana Gonçalves, lembrou que as melhorias contemplam apenadas, servidores e sociedade em geral. “Temos economia, praticidade e segurança com a condução das internas dentro do próprio presídio. As apenadas aguardavam com expectativa pelo atendimento e agora estão mais tranquilas, sabendo que a justiça está prevalecendo”.



A próxima etapa da Defensoria no Cárcere já tem data e local. A ação será feita no Presídio Masculino Cyridião Durval, também situado no complexo prisional, na capital alagoana, nos dias 25 e 26 de outubro.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas