23/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

08/07/2021 10:36
Alagoas
Prestes a iniciar operação em AL, MVV lança nova campanha de Segurança
Projeto Serrote concluiu as obras no último dia 16 e está em fase de testes de comissionamento com minério de cobre
/ ASCOM- MVV
Ascom - MVV

 “Uma operação segura é reflexo do comportamento de todo o time, em linha com os nossos valores”, diz o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari, que reforça a continuidade do zelo e cuidado com o trabalho seguro da MVV nesta nova fase que começará em breve.

 

A MVV mapeou os principais riscos da atividade industrial em questão e, desse modo, destrinchará detalhadamente com os seus empregados e empregadas todos os temas operacionais, a fim de haver uma planta com Zero Lesão.

 

A empresa, inclusive, já ultrapassou a marca de 1 milhão de horas-homem trabalhadas sem acidentes por afastamento e almeja continuar aumentando esses números positivos.

 

Todas as ações cotidianas na MVV têm como base o valor da Segurança, para que tudo seja exercido de forma segura e responsável.

 

O primeiro tema a ser abordado na campanha “Risco Sob Controle, Operação Nota 10” é “Trabalho em Espaços Confinados”, já sendo tratado nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) da empresa.

 

A ação ocorre de forma antecipada à Operação do empreendimento no Agreste alagoano, que beneficiará o concentrado de cobre pelos próximos 14 anos. O Projeto Serrote concluiu as obras no último dia 16 de junho e já iniciou os testes de comissionamento com minério.

 

Os próximos temas da campanha serão: Trabalhos com Radiação; Acesso a Áreas Restritas ou Isoladas; Proteção de Partes Móveis de Equipamentos e Transportadores de Correia; Trabalhos com Escavação/Estabilidade de Taludes; Armazenamento de Corpos d’Água, Líquidos e Fluidos/ Afogamento; Trabalhos com Produtos Químicos, Inflamáveis, Perigosos e Explosivos; Trabalhos com Movimentação de Carga Incluindo Empilhadeiras; Trabalho a Quente/ Trabalhos com Gases Pressurizados; Trabalhos com Veículos e Equipamentos Móveis; Trabalhos com Energias/ Bloqueio, Etiquetamento e Teste; e Trabalhos em Altura.

 

"Assim como o nosso Gerenciamento de Maiores Riscos, o GMR, realizado durante a implantação das obras do Projeto Serrote, essa nova campanha intitulada 'Risco Sob Controle, Operação Nota 10' vem com o intuito de manter aceso dentro de todos nós esse alerta: a nossa vida é inegociável. Aqui na MVV, temos ciência de que todos os processos precisam ser feitos de forma segura, responsável e sem pressa. Precisamos realizar nossas entregas em tempo hábil, mas precisamos entregá-las com Segurança, o nosso principal valor, chegando bem ao final do dia e voltando inteiros para as nossas famílias", pontua o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima.

 

ESPAÇOS CONFINADOS

 

O que são eles, afinal? Espaços confinados são, por exemplo, galerias, silos, tanques ou tubulações — locais com pouca oxigenação e ventilação, tendo entrada e saída limitadas, às vezes com incidência de gases.

 

Para operar dentro de ambientes como esses, é preciso que as condições mínimas de Saúde e Segurança sejam estabelecidas.

 

Só depois do preenchimento da Análise Preliminar de Risco (APR) é que podemos exercer tal função. E mais: apenas pessoas treinadas, habilitadas e autorizadas são permitidas a entrar em espaços confinados para a realização de alguma atividade.

 

A APR é direcionada especificamente para trabalhos externos. No documento é feita uma Análise Pessoal, com preenchimento do Nível do Riscos, de quais EPIs são obrigatórios e dos riscos encontrados na tarefa em questão.

 

Devemos conhecer bem o ambiente em que vamos trabalhar, com uma APR consistente, o bloqueio das interferências e a medição dos gases. Somente com condições atmosféricas aceitáveis é que poderemos efetuar o trabalho no espaço confinado.

 

"Todo o treinamento da NR 33, a concentração do executante e o apoio do supervisor de entrada e do vigia são imprescindíveis para que façamos tudo de forma segura, com uma equipe de resgate a postos, garantindo assim que esse risco esteja sob controle e a nossa Operação com a nota 10", conclui Tony Lima.

 

SOBRE A APPIAN BRAZIL

 

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado — Private Equity —, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel — operação de níquel sulfetado no sul da Bahia — e a MVV.

 

Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no país com a aquisição de novos ativos. A Appian e todas as suas empresas possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas