Notícias
Para disseminar informações sobre acolhimento e criar espaços seguros para que a população trans e travesti obtenha seus direitos com dignidade e tranquilidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) lançou o Protocolo de Atendimento Humanizado à População Trans e Travesti da Justiça Eleitoral de Alagoas.
Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp
“A Justiça Eleitoral de Alagoas está na vanguarda quando se fala em inovar com foco nas pessoas. Em toda a nossa gestão, ampliamos as ações para minorias, como indígenas, quilombolas e, agora, para as pessoas trans e travestis. Com este protocolo, aperfeiçoaremos o atendimento e ampliamos o sentido da palavra cidadania em sua essência”, pontuou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
A ideia da criação do protocolo surgiu após uma capacitação em letramento antidiscriminatório promovida pelo TRE de Alagoas para os gestores de unidades estratégicas. O Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (LIODS) idealizou o projeto e a Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial (ACSC) foi a responsável pela editoração da publicação.
"Pessoas trans e travestis são, em sua maioria, marginalizadas por conta de sua identidade ou expressão de gênero. Em razão disso, pensamos em criar um protocolo para que os servidores e magistrados da Justiça Eleitoral tenham noções de acolhimento e informações básicas sobre este público no momento que precisarem de atendimentos em todas as nossas unidades”, explicou a assessora de Comunicação Social e responsável pela elaboração do protocolo, Flávia Gomes de Barros.
Além de contextualizar a situação das pessoas trans e travestis e falar sobre a inclusão do nome social no título de eleitor, em 2018, o protocolo ainda esclarece como oferecer um atendimento acolhedor, traz um glossário com termos e expressões utilizados por este público e orienta a como ter acesso a serviços públicos especializados.
Fonte: Ascom TRE/AL
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 20/04/2025 12:30 Homem morre afogado no mar da Pajuçara, em Maceió
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
BUSCAR
