21/07/2024
22ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

06/06/2024 15:27
Alagoas
UPA Trapiche da Barra destaca aumento nos casos de vítimas de acidentes de trânsito
De janeiro a abril deste ano, a unidade registrou 112 entradas por acidentes de trânsito, o que representa um aumento de mais de 150% em relação ao mesmo período, em 2023
/ Foto: Assessoria

 A conscientização para redução de acidentes de trânsito é a finalidade da campanha Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Diante disso, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) reforça a importância da mudança de comportamentos no trânsito em prol da saúde e segurança da população.

 

Em Maceió, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, sob gestão do ISAC, registrou um crescimento no número de atendimentos às pessoas vítimas de acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2024.

 

De janeiro a abril deste ano, a unidade contabilizou 112 entradas de pessoas vítimas de acidentes de trânsito na capital. Neste mesmo período, em 2023, a UPA Trapiche registrou 44 casos, o que corresponde a um aumento de 154,55% em atendimentos desta natureza.

 

Na avaliação de Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, esse crescimento é preocupante. "Um aumento de mais de 150% nos atendimentos relacionados aos acidentes de trânsito é alarmante e merece atenção. É de extrema importância a conscientização da sociedade e a responsabilidade no trânsito, para assim evitarmos que esse índice possa crescer ainda mais", destaca.

 

Ainda segundo a diretora, as causas podem ser diversas, como desrespeito às leis de trânsito, distrações ao volante, consumo de álcool e outras substâncias, além de condições inadequadas das vias e veículos. "Os acidentes de trânsito provocam um grande impacto para os serviços de saúde e devem ser tratados como problema de saúde pública", acrescenta.

 

Sobre a campanha

 

O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e à construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

 

Sobre a UPA Trapiche da Barra

 

A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

 

 

 

Fonte: Ascom

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas