Notícias
O principal ponto turístico do Rio, e um dos mais bonitos cartões postais da cidade, Cristo Redentor, completa 85 anos nesta quarta-feira (12). O monumento, que é uma das sete maravilhas do mundo moderno, recebeu uma homenagem com uma programação especial, feita pela Arquidiocese do Rio, para comemorar a data tão especial. A festividade começou na noite de terça-feira (11) e continuou durante toda a madrugada.
Jovens de diversas regiões da Arquidiocese do Rio de Janeiro fizeram a tradicional vigília da juventude aos pés do Cristo. O arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani João Tempesta, fez a abertura das festividades. Em seguida, a Orquestra Sibélius e o Coro Pretotambém se apresentaram.
Ao longo do dia, a tradicional missa em ação de graças será presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, com a bênção aos turistas e peregrinos. Em seguida, será cantada o parabéns com o bolo preparado pela Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca.
História do Cristo Redentor
A história do Cristo Redentor teve início com a ideia da construção do Monumento, em 1921, quando a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu um concurso para a escolha do melhor projeto, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. O vencedor foi o engenheiro e arquiteto carioca Heitor da Silva Costa, que contou com os talentos do pintor Carlos Oswald e do escultor Paul Landowski, para o desenho e a execução finais da obra.
Apesar disso, a história popular de amor pelo monumento teve início com a sua construção, iniciada em 1926, quando todo o povo brasileiro se mobilizou com doações para erguê-lo. Depois de pronto, o Cristo Redentor se tornou uma maravilha da arquitetura, com 30 metros de altura.
O trabalho minucioso comportou revestimento formado por pedra-sabão, com cada peça fixada com cola em pedaços de pano, que, em seguida, foram presos com argamassa e rejuntados, formando um mosaico.
A obra, que deixa ver não só os traços do rosto e da vestimenta, mas também um coração em alto-relevo, se tornou merecedora da devoção popular também pela riqueza de detalhes religiosos: o monumento, que além de um ponto turístico é também Santuário, representa uma cruz e, ao mesmo tempo, o Cristo Ressuscitado, de braços abertos, com seu singelo coração, que simboliza o amor de Deus.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 17/06/2024 23:02 Juliano Cazarré revela que adotou filho mais velho diante da polêmica sobre a PL do aborto
- 09/06/2024 22:04 Manifestantes protestam contra PEC das Praias na orla do Rio
- 06/06/2024 01:15 Transar no trabalho, como fizeram médico e enfermeira, vale demissão?
- 05/06/2024 19:02 Calamidade gaúcha: 73 cidades tiveram pelo menos 10% da área atingida
- 13/03/2024 21:00 STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva