23/11/2024
34ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

05/10/2016 15:00
Economia
Banco Central projeta retomada nos próximos trimestres
Durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, presidente do BC, Ilan Goldfajn, fala em cenário melhor para o País
Goldfajn diz que economia dá sinais de estabilização após seis trimestres de retração da atividade Goldfajn diz que economia dá sinais de estabilização após seis trimestres de retração da atividade / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil.gov

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, avaliou que o País caminha para um processo de estabilização da atividade econômica no curto prazo.

 

Segundo ele, é possível também uma retomada gradual ao longo dos próximos trimestres, ou seja, a previsão é de volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

A fala dele ocorreu durante audiência pública, nesta terça-feira (4), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

 

“A economia brasileira dá sinais de estabilização, após seis trimestres consecutivos de retração da atividade econômica na margem, e cresce a esperança na recuperação à frente”, ponderou o presidente.

 

Confiança

 

Goldfajn lembrou aos parlamentares que no segundo trimestre desse ano, o PIB do setor industrial interrompeu uma sequência de cinco trimestres consecutivos de retração. Neste mesmo período, disse Goldfajn, o investimento interrompeu uma série de dez trimestres de queda.

 

O presidente do BC também relatou outros reflexos da mudança no cenário econômico. “Os indicadores de confiança de empresários e consumidores estão subindo há alguns meses”, observou.

 

Investimentos

 

“A disposição para investir e para consumir depende da recuperação da confiança. Consequentemente, a retomada do crescimento também”, ponderou.

 

 

A balança comercial, no ano, segue com exportações em ritmo superior as importações, o que deixa um saldo comercial de US$ 136,175 bilhões.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia