08/04/2025
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/01/2017 10:34
Justiça
Ney Alcântara toma posse como presidente da Almagis e destaca a união da classe
Magistrado vai atuar no triênio 2017/2019, junto com mais sete juízes que irão compor a nova Diretoria

Com um discurso voltado à união da classe e em defesa da democracia, o juiz Ney Costa Alcântara de Oliveira tomou posse, na noite desta segunda-feira (9), como presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), para atuar no triênio 2017/2019. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e contou com a presença de juízes, desembargadores, autoridades locais e nacionais.

 

Durante sua fala, Ney Alcântara disse se sentir honrado com a confiança depositada pelos associados, especialmente os magistrados que aceitaram com ele compor a nova diretoria, num momento difícil da magistratura nacional.

 

“Aceitei o desafio pois acredito no futuro da magistratura, no futuro do nosso estado de Alagoas e no futuro do Brasil”, realçou o juiz durante o discurso, acrescentando que dará continuidade ao “brilhante” trabalho realizado pela juíza Fatima Pirauá e todos os dirigentes que se despediram da gestão.

 

Ney Alcântara enfatizou que a Almagis continuará atuando de forma a contribuir com o desenvolvimento do Poder Judiciário e, consequentemente, da sociedade alagoana.

 

“Não há democracia, muito menos desenvolvimento social e econômico, sem um Poder Judiciário forte, responsável e célere. As circunstâncias políticas do país não são favoráveis, os poderes testam seus limites. Período de austeridade é anunciado pela nova equipe econômica”, ponderou.

 

O magistrado conclamou toda a magistratura, operadores do Direito e a sociedade para se unirem num gigantesco esforço pelo aprimoramento da democracia. “É nosso dever irrecusável contribuir para ampliar os eixos de nossa democracia, abrindo fluxos da participação, quebrando as barreiras do isolacionismo institucional, portando novos discursos, desfraldando novas bandeiras e novos compromissos”, exaltou.

 

Agradecimentos

 

Durante os agradecimentos, Ney fez um registro especial lembrando os “bons exemplos” que teve com seu pai, juiz de direito aposentado, Neyder Alcântara de Oliveira, que esteve à frente do comando da Almagis, no período de 1975 a 1977, e ainda realçou a dedicação da mãe que “se transformou em uma gigante capaz de cuidar e educar de forma incessante quatro filhos”.

 

Neyder Alcântara enviou uma carta ao filho que foi lida durante uma homenagem prestada pela filha do presidente empossado, Natali Alcântara.

 

"Agradeço a presença de todos os meus colegas e amigos magistrados, de todos aqueles servidores amigos que sempre me ajudaram no desempenho de minhas funções, também dos meus amigos adquiridos ao longo da vida, que vieram de diversos lugares para compartilhar comigo este momento”, citou o juiz, destacando ainda o apoio de toda a família: “conto com a fortuna da minha família, a esposa, companheira de todas as horas Tereza Cristina e os meus filhos”, concluiu o novo presidente.

 

Novos diretores

 

Também foram empossados para a Diretoria Executiva os juízes Sóstenes Alex Costa de Andrade, como vice-presidente Administrativo; José Cícero Alves da Silva, vice-presidente Financeiro; Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva; vice-presidente Cultural-Pedagógico; Sandro Augusto dos Santos, vice-presidente Comercial e de Comunicação e Marketing; Geneir Marques de Carvalho Filho, vice-presidente de Juízes do Interior e Agregação; e o desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, como vice-presidente dos Aposentados.

 

Conselho Deliberativo

 

Os novos membros do Conselho Deliberativo da Associação tomaram posse durante a solenidade, os juízes George Leão Omena, Mirandyr César de Lima, José Lopes da Silva Neto, José Alberto Ramos, Mauro Baldini, Bruno Acioli Araújo, José Eduardo Nobre Carlos, Carolina Sampaio Valões da Rocha e Carlos Bruno de Oliveira Ramos.

 

Associações Nacionais

 

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, prestigiou a posse dos novos dirigentes da entidade alagoana. Na oportunidade, ele destacou a importância do perfil associativo do novo presidente e de sua antecessora. “A Almagis tem muita sorte. Sai uma grande presidente, que deu projeção à associação alagoana na esfera nacional pela atuação e pela própria personalidade, e entra um novo presidente, Ney Alcântara, que também tem essa característica de ser construtor de consensos. Isso é muito relevante nesse momento pelo qual passa o Judiciário brasileiro”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Magid Nauef Lauar, também esteve na solenidade e realçou a participação de Ney Alcântara como membro da Anamages e reforçou o discurso do presidente empossado, ressaltando a importância de uma magistratura unida e forte. “A união é importante para que possamos construir uma magistratura forte. E o nosso ponto de referência são esses juízes que lutam todos os dias para exercer suas atividades”, salientou.

 

Autoridades

 

Participaram da solenidade de posse o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques; o diretor da Esmal, desembargador Fernando Tourinho; a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, desembargadora Vanda Maria Ferreira Lustosa; o senador Benedito de Lira; o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, representando o Governo; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas, Fernanda Marinela; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheira Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque; o procurador adjunto da Procuradoria Geral de Maceió, Marcio Roberto Torres, representando a Prefeitura; o sub-procurador geral administrativo, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, representando o Ministério Público; entre outras autoridades.

 

Fonte: Assessoria

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Justiça