Notícias
A Coreia do Norte desmantelou o centro de testes nucleares Punggye-ri, informou nesta quinta-feira (24) a Yonhap, agência de notícias da Coreia do Sul.
De acordo com a Associated Press e a rede CNN, que têm jornalistas no local, uma série de explosões foi desencadeada durante horas com foco em três túneis no subsolo e em torres de observação em volta deles. O centro é composto por túneis cavados debaixo do monte Mantap, no nordeste do país.
Pyongyang prometeu fazer em maio um "desmantelamento público" desse centro de testes. A iniciativa faz parte do compromisso de desnuclearização assumido pelos dois países em cúpula realizada no dia 27 de abril para um acordo de paz.
A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares na instalação de Punggye-ri.
O governo norte-coreano convidou alguns jornalistas estrangeiros para acompanharem o desmonte da instalação de Punggye-ri nesta semana, mas não especialistas técnicos, embora os Estados Unidos tenham pedido "um fechamento permanente e irreversível que possa ser inspecionado e plenamente confirmado".
Ambiente diplomático
A oferta do país isolado de desativar seu local de testes foi vista como uma concessão essencial depois de meses de redução na tensão entre Pyongyang e seus arquirrivais de longa data, Coreia do Sul e EUA.
Mas o ambiente diplomático voltou a se tensionar, uma vez que na semana passada a Coreia do Norte ameaçou não comparecer a uma cúpula entre seu líder, Kim Jong Un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Singapura, no dia 12 de junho.
Fonte: G1
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:10 Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
- 20/04/2025 17:21 A cidade rural no Texas para onde Elon Musk está transferindo seu império empresarial
- 20/04/2025 14:30 Milhares de manifestantes protestam contra políticas de Trump nos EUA
- 20/04/2025 06:00 Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos
- 20/03/2025 11:06 Israel retoma ofensiva terrestre no norte da Faixa de Gaza
BUSCAR
