Notícias
O delegado Thiago Prado alertou nesta quinta-feira (2) sobre um novo golpe que está fazendo vítimas em Alagoas. Trata-se da clonagem de contas do aplicativo de mensagens WhatsApp com dez casos já registrados pela Polícia Civil, nos últimos 30 dias.
O esquema consiste no anúncio de produto em sites de comércio eletrônico com divulgação de número para contato.
Dessa forma, o golpista envia uma mensagem para o Whatsapp do anunciante, comunica ser da empresa de comércio eletrônico e solicita a atualização de dados cadastrais.
Depois requer o fornecimento do código de seis dígitos, repassado por SMS e, após o envio do código pelo usuário, o criminoso consegue acessar a conta do aplicativo e solicitar empréstimo em dinheiro aos seus contatos.
Em dezembro do ano passado, a Polícia Civil investigou golpe parecido. Políticos, médicos e delegados tiveram as contas do aplicativo de mensagem clonadas. A quadrilha clonava e transferia a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instalava o aplicativo WhatsApp e começava a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, pedindo dinheiro ou que fizessem depósitos em contas indicadas por eles.
O delegado Thiago Prado orienta que as vítimas registrem a ocorrência policial, avisem aos seus contatos e parentes da fraude e solicitem a desativação da conta. Os dois golpes visam empréstimo, mas divergem sobre a forma utilizada para clonar o WhatsApp.
Fonte: GazetaWeb
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 23/07/2024 20:16 Polícia Militar apreende 24,5 Kg de drogas em bairros de Maceió
- 17/06/2024 23:41 Operação apreende bens de influenciadores envolvidos no jogo do tigrinho
- 17/06/2024 22:53 "Cabelereiro de artistas" é detido após desacato a guarnição em Maceió
- 17/06/2024 22:41 Responsável por plano para atentado contra Moro e por vigiar Lira é executado pelo PCC
- 06/06/2024 01:26 Filho de vereador é preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas