Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou mais uma iniciativa para a promoção da saúde dos trabalhadores com o lançamento do projeto-piloto de ginástica laboral. A ação aconteceu nesta segunda-feira (22), com a participação dos funcionários do órgão.
A gerente do setor de Atenção Primária, Tânia Queiroz, destacou que a realização de atividades físicas é importante para a prevenção e manutenção da boa saúde dos trabalhadores. O projeto será implantado inicialmente na sede da (GAP), na Sesau, em Jaraguá, onde será avaliado e expandido para outros setores.
“Os funcionários terão aulas de ginástica laboral todas as terças e quintas-feiras, acompanhados por um fisioterapeuta e um educador físico”, explicou uma das fisioterapeutas responsáveis pelo projeto, Roberta Freire.
A também fisioterapeuta, Mayra Pessoa, ressaltou que existem três formas de ginástica no trabalho: a preparatória, a compensatória e o relaxamento. “A ginástica preparatória é realizada antes do trabalho, preparando o corpo para a jornada laboral. A reparatória é feita no meio do expediente, buscando compensar tensões musculares provocadas pela atividade. Já o relaxamento acontece no fim do expediente, para a redução do estresse e alívio das tensões”, ressaltou Mayra Pessoa.
Já a educadora física, Maria Rosa Vilela, lembrou que a ginastica laboral pode prevenir problemas de saúde, evitando faltas e perdas para o setor. “A atividade física é benéfica, não apenas para o funcionário, mas, também, para o setor e a empresa, pois diminui o número de afastamentos por problemas de saúde, o estresse e aumenta a satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 19/04/2025 17:30 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 31/03/2025 12:11 Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
- 31/03/2025 12:01 Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- 31/03/2025 11:58 Especialista destaca desafios e soluções para garantir alimentos seguros e saudáveis
- 20/03/2025 11:56 Nova resolução do CFF autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos
BUSCAR
