01/11/2024
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

18/11/2016 15:00
Saúde
Técnicos do Litoral Norte são capacitados para implantação do prontuário eletrônico
Ação aconteceu nesta sexta-feira (18), no Laboratório de Informática na Sesau
Capacitação foi direcionada aos técnicos de São Luiz do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe, que integram a II Região de Saúde / Foto: Olival Santos
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou, nesta sexta-feira (18), os técnicos dos municípios do Litoral Norte sobre a implantação do prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. A ação ocorreu no Laboratório de Informática da Sesau, localizado no bairro Jaraguá, em Maceió.



A capacitação foi direcionada aos técnicos de São Luiz do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe, que integram a II Região de Saúde.



Além dos municípios desta sexta-feira (18), serão capacitados os técnicos dos 102 municípios, conforme cronograma informado às Secretarias Municipais de Saúde. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o prontuário eletrônico deve ser implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até o próximo dia 10 de dezembro.



De acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz, o prontuário eletrônico vai melhorar a assistência, porque permite o acompanhamento do paciente, desde a primeira visita domiciliar, realizada pelo agente comunitário de saúde, até a atenção hospitalar. A iniciativa vai localizar o agente de saúde em tempo real e concentrar as informações sobre os pacientes.



“Isso vai possibilitar mais acesso às informações importantes sobre o histórico dos pacientes, além de mais segurança e resolutividade”, destacou Tânia Queiroz. A gerente destacou, ainda, que o novo modelo permite um acesso mais rápido aos problemas de saúde do paciente, otimizando as decisões dos profissionais e a efetividade dos tratamentos realizados, além de contribuir para a redução de custos.



“Com mais eficiência e celeridade, toda a sociedade ganha. O profissional tem mais acesso à informação e o paciente mais segurança em seu tratamento. A implantação do prontuário eletrônico garante que o paciente do Sistema Único de Saúde tenha acesso a um cuidado mais completo”, reforçou Tânia Queiroz.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde