Notícias
Um alagoano foi eleito pela Massachussetts Institute of Technology (MIT) um dos 35 jovens, com menos de 35 anos de idade, mais inovadores do mundo. Ele é o primeiro brasileiro da história a figurar nesta lista.
Ronaldo Tenório criou uma plataforma que traduz texto, som e imagem para a linguagem de libras, a Hand Talk, com o objetivo de levar a inclusão social para os deficientes auditivos.Usando a tecnologia 3D e estudos de linguagem corporal, ele desenvolveu um boneco, o Hugo.
Hugo é magro, tem a cabeça grande e os dedos finos para facilitar a gesticulação. É ele quem faz a interlocução entre o Hand Talk e os deficientes auditivos. Em 2008, na faculdade de Comunicação Social e Publicidade, Ronaldo Tenório desenvolveu o conceito do Hand Talk para um trabalho acadêmico no qual tinha que criar um novo produto. Para isto usou o conhecimento adquirido nos três anos do curso, não concluído, de Ciência da Computação e criou um sistema de tradução para computadores. Porém, somente quatro anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia dos aplicativos, é que a ideia saiu da gaveta e começou a se tornar realidade.
Com a ajuda da Associação de Surdos de Maceió, Alagoas, e de seus sócios, foi desenvolvido o primeiro aplicativo, um protótipo. “Tínhamos o desafio de resolver o problema, mas não a ideia do impacto que ela ia causar, então desenvolvemos o protótipo e apresentamos no Desafio Demo Day Alagoas. O objetivo era validar o projeto”, afirma Tenório. Eles ganharam o prêmio como a melhor startup do estado, receberam o primeiro aporte financeiro de um grupo de investidores e concluíram o desenvolvimento do aplicativo.
Para promover o acesso à informação e a acessibilidade na internet para os deficientes auditivos também desenvolveram a plataforma web. Hugo já traduz as notícias para a linguagem de libras em 2 mil sites. Outro produto da Hand Talk é o QR Code acessível que chama o Hugo para fazer a tradução em meios impressos como livros, totens, publicidades e etc.
O próximo passo é que o Hugo aprenda outras línguas e esteja presente em outros países, começando pelo inglês e nos Estados Unidos. “A chancela do MIT é muito importante para atrair investimentos de empresas americanas para esta nova fase do Hand Talk”, diz Ronaldo.
Carlos Ganem, da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, comemora a escolha do projeto como um dos Inovadores com menos de 35 anos Brasil 2015. “O país carece de tecnologias e soluções assistivas. Esta é uma iniciativa de empreendedorismo social que o Brasil precisa, principalmente por ser fora do eixo Rio – São Paulo”, comenta.-Ricardo Meyer
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 11/09/2022 19:50 Brinquedo voador está conseguindo afastar os jovens da frente dos celulares e computadores
- 21/08/2022 22:52 Apple solta atualização de emergência após descobrir falha crítica
- 10/08/2022 21:12 Atualização do WhatsApp permite sair dos grupos silenciosamente e ocultar status online
- 29/06/2022 17:02 Usuários reclamam de instabilidade no Instagram nesta quarta
- 15/05/2022 13:50 Brasileiro no espaço