Notícias
Desenvolvido por alunos da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), na cidade de Arapiraca, o aplicativo web Minha Escola/App estimula o protagonismo juvenil e a comunicação entre professores, servidores, estudantes e pais de alunos.
Com o sistema, que foi apresentado neste fim de semana, durante a primeira exposição dos Projetos Integradores, a comunidade estudantil também pode acompanhar de perto todas as informações e notícias da escola.
?
A mostra reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos, professores, diretores, coordenadores-pedagógicos e articuladores de ensino. O vice-governador e secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa também prestigiou o evento.
A unidade de ensino é uma das três escolas da rede pública estadual que funciona desde o início do ano letivo com o regime de educação integral.
Além da Escola Senador Rui Palmeira, o modelo inovador de ensino integral é adotado nas escolas estaduais Lions e Izaura Antônia Lisboa (Epial), em Arapiraca.
Proposta - O aplicativo Minha Escola/App foi desenvolvido pelos estudantes do 1ª série F do Ensino Médio Igor Brito, Ana Carolina, João Arthur e Rogério José, com a orientação do professor Gerlan Cardoso.
“Nossa proposta é fortalecer o papel do estudante, estimulando o seu protagonismo com a participação nas disciplinas eletivas, nos clubes juvenis, entre outras atividades dentro da escola”, explicou o educador.
De acordo com Gerlan Cardoso, o sistema operacional começou a ser montado há cerca de seis meses. Ele conta que uma das grandes dificuldades na Educação atual é a pouca interação entre alunos e escola. Para o educador, ainda existe uma distância entre os contextos relacionados às escolas e os estudantes.
“O estabelecimento pensa nos currículos e os estudantes focados na área tecnológica. Com a implantação dos Projetos Integradores, aqui na escola, começamos a pensar numa ferramenta que aproximasse mais os dois lados”, explica Gerlan Cardoso.
Experiência rica - O educador revela que orientou os alunos a reunir todas as informações referentes à escola.
“Incluímos vídeos, fotografias e notícias produzidas pelos próprios estudantes, para montar o aplicativo e disponibilizar, sem a necessidade de uma senha comum, e todo este conteúdo está sendo socializado com a comunidade escolar”, esclarece Gerlan Cardoso, frisando que a ideia principal é estimular os jovens a dar suas opiniões sobre os conteúdos curriculares e a vida da própria instituição.
O aluno Igor Brito, de 16 anos, afirma que a experiência de participar da criação do aplicativo web está sendo muito rica.
“Tenho certeza de que não teríamos a mesma oportunidade de desenvolver o sistema se estivéssemos ainda no modelo de ensino tradicional”, salientou o estudante, adiantando que a proposta é aperfeiçoar ainda mais o aplicativo para as atividades no próximo ano letivo.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 11/09/2022 19:50 Brinquedo voador está conseguindo afastar os jovens da frente dos celulares e computadores
- 21/08/2022 22:52 Apple solta atualização de emergência após descobrir falha crítica
- 10/08/2022 21:12 Atualização do WhatsApp permite sair dos grupos silenciosamente e ocultar status online
- 29/06/2022 17:02 Usuários reclamam de instabilidade no Instagram nesta quarta
- 15/05/2022 13:50 Brasileiro no espaço
BUSCAR
