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27/12/2018 12:48
Tecnologia
Projetos inovadores garantem otimização do serviço público em Alagoas
Utilização da tecnologia na máquina pública vem facilitando processos da administração pública e aprimorando atendimento no Estado
/ Fotos: Minne Santos

 Nos últimos anos, o Governo de Alagoas tem investido em diferentes projetos inovadores para garantir, cada vez mais, a eficiência da máquina pública e o avanço das ações que culminem na adoção do Governo Digital. O intuito é promover mais celeridade na administração dos trâmites do Executivo e, por consequência, facilidade na entrega dos serviços prestados à população alagoana.

 


O desenvolvimento de sistemas que trabalhem para otimizar os processos e procedimentos da coisa pública tem sido um dos grandes focos do Estado frente a essas demandas. O Sistema Eletrônico de Informações, mais conhecido como SEI, é um grande exemplo da busca constante pela eficiência na gestão.

 

“Com a plataforma, o Governo tem conseguido promover celeridade nos trâmites processuais e reduzir custos com papel, combustível e carros. Além disso, o sistema, ao tornar os processos digitais, vem oferecendo mais transparência, rastreabilidade e segurança jurídica não só para a própria administração pública como também para a sociedade em geral”, explica o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

 


Outro projeto que é resultado direto desse processo de inovação é o Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil de Alagoas (Siafe). Com mais objetividade, virtualidade e, principalmente, agilidade, o sistema tem facilitado todos os procedimentos de execução orçamentária e financeira do Estado. E, segundo o secretário, as ações de reconfiguração dos processos do Executivo não param por aí.

 


“Além desses dois projetos de grande impacto, outros também têm auxiliado no processo de transição para o Governo Digital. No âmbito da Seplag, contamos, por exemplo, com um sistema que auxilia na gestão patrimonial do Estado, trazendo mais controle do inventário do patrimônio e oferecendo praticidade no acompanhamento e transferência dos bens”, afirma.

 


Facilidade


Quando o assunto é a facilitação na entrega dos serviços à população, o Guia de Serviços (www.servicos.al.gov.br) vem como um grande projeto desenvolvido nesta gestão, que cataloga, em um só espaço, mais de 1.700 serviços prestados pelo Governo de Alagoas.

 

“Com a ferramenta, o cidadão fica informado sobre os locais de atendimento, documentação necessária e demais informações que são imprescindíveis para promoção de um atendimento ágil. A Jaque, servidora virtual das Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, que também é um projeto recém saído do forno, vem para somar a esse contexto”, pontua o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.

 


A assistente, que está disponível no site da Secretaria do Planejamento e no do Guia de Serviços, tira dúvidas sobre os serviços de forma automática, sem precisar do auxílio humano direto, o que acelera o atendimento e otimiza o tempo dos usuários e dos funcionários de todos os órgãos contemplados pelas Centrais. Além de informar, a Jaque já realiza atendimentos diretos no próprio bate-papo com os cidadãos, emitindo, durante a conversa com usuário, o documento de arrecadação do IPVA, por exemplo.

 


“Outros projetos feitos por órgãos de Governo também colaboram com esse contexto de inovação e simplificação na oferta de serviços. A Delegacia Interativa, que permite a realização do Boletim de Ocorrências de forma online, o Detran, que possui mais de 40 serviços digitais, a oferta de dados abertos da Nota Fiscal Eletrônica, que possibilita ao cidadão fazer uma pesquisa de preço via internet, o licenciamento ambiental virtual promovido pelo IMA configuram, também, exemplos dessa transição”, completa o superintendente.

 


De acordo com o secretário titular do Planejamento, Fabrício Marques Santos, a mudança de postura acompanha os avanços tecnológicos e proporciona uma reconfiguração do serviço público alagoano como um todo.

 


“O Governo de Alagoas tem buscado, ao máximo, aperfeiçoar a prestação de serviços no Estado e, para isso, não poderíamos ficar indiferentes às transformações que estão atreladas às propostas de um Governo Digital, que facilita o diálogo entre a administração pública e o cidadão. Temos investido e apostado, cada vez mais, em projetos simples, mas que trazem, sobretudo, verdadeiras mudanças ao dia a dia do serviço público e, principalmente, bons resultados para a população alagoana”, explica.

 

 

Fonte: G1

 

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