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28/08/2021 00:07
Tecnologia
SESAU inova com serviço de Telelaudo e agiliza entrega de exames na rede hospitalar
Resultados são entregues em tempo recorde por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada no Hospital Metropolitano de Alagoas e conectada às demais unidades

Disponibilizar ferramentas tecnológicas que agilizem a assistência aos usuários da rede hospitalar pública. Com este objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou o Serviço de Telelaudo, que interliga todas as suas unidades e está localizado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Por meio do dispositivo, os laudos médicos de exames por imagem são gerados em até duas horas, via aplicativo de celular, assegurando que pacientes iniciem o tratamento imediatamente.

 

Por meio da nova ferramenta, os laudos são gerados à distância, sem que os médicos especialistas tenham que estar na unidade hospitalar solicitante. Com isso, os médicos das demais unidades de saúde têm acesso aos resultados dos exames via celular e, a partir daí, podem analisar e indicar o tratamento mais adequado para o paciente, bem como, prescrever a medicação adequada e, se for caso, solicitar exames complementares, além de emitirem atestados médicos, quando necessário.

 

Com o laudo à distância, cujo serviço é disponibilizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, a Sesau conecta toda Rede Hospitalar Pública do Estado, segundo explica o médico e coordenador do Centro de Diagnóstico do HMA, André Vitório. “Alagoas tem ganhado eficiência na gestão da saúde, ao concentrar, em um ambiente e, de forma integrada, o Serviço de Telelaudo. Desde a criação do Centro de Diagnóstico do Hospital Metropolitano, recebemos a missão de conectar todo o Estado”, ressaltou.

 

Essa integração, ainda de acordo com André Vitório, possibilita que o paciente internado no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, possa fazer a tomografia naquela unidade, recebendo o laudo de imediato, por meio da equipe de radiologistas do Serviço de Telelaudo. “Então, isso tem trazido um benefício sem precedentes aos nossos pacientes, pois temos levado os melhores especialistas, de forma remota, para dar esse laudo”, explicou.

 

Os serviços de telemedicina conectam as unidades da Rede Pública do Estado, como o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Hospital da Mulher (HM) e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Também integram o Serviço de Telelaudo, o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; Hospital de Emergência do Agreste (Arapiraca), em Arapiraca; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

 

Para o secretário de ações de Saúde e diretor do Hospital Metropolitano de Alagoas, Marcos Ramalho, a tecnologia sempre foi uma grande aliada dos serviços de saúde, por qualificar, ainda mais, a assistência. “Estamos investindo cada vez mais em inovação para trazer mais segurança, agilidade no atendimento e comodidade para os nossos pacientes. A telemedicina é uma realidade que veio para ficar, traz funcionalidade, qualidade e agilidade, que são os requisitos para se obter o diagnóstico seguro", salientou.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

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