Notícias
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) vai utilizar inteligência artificial para agilizar os processos da área de saúde, que tramitam na 30ª Vara Cível de Maceió. A ferramenta, apelidada de Hércules, vem sendo usada desde o ano passado na 15ª Vara, onde já foram analisadas cerca de 10.000 petições intermediárias de processos de execução fiscal.
De acordo com o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista Neto, os trabalhos de análise serão iniciados nos próximos dias. "Esperamos que até o final de agosto já tenhamos os primeiros resultados", disse.
Ainda segundo Baptista, o Hércules vai auxiliar a 30ª Vara Cível na análise de petições iniciais e/ou intermediárias, podendo agrupá-las de maneira que facilite o trabalho da unidade e agilize as decisões.
O software foi desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com o professor Krerley Oliveira, do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados, o agrupamento das peças judiciais leva em conta o seu teor e possibilita aos servidores aumentar a eficiência e a prestação de serviço à população.
"Estamos discutindo com a equipe da vara, levantando as principais demandas e apresentando os resultados já obtidos na 15ª Vara, bem como preparando um projeto-piloto para explorar as funcionalidades já existentes do Hércules. Esse trabalho é conjunto, feito em colaboração com os magistrados e servidores da unidade", destacou.
Os resultados na 15ª Vara, segundo o professor, se mostraram positivos, com um índice de acerto superior a 90%. "A tendência é que esse desempenho melhore ainda mais", pontuou.
Vara da Saúde
A 30ª Vara Cível da Capital passou a funcionar em janeiro deste ano e tem hoje 5.259 processos em tramitação, todos de urgência. Na avaliação da juíza Isabelle Dantas, a inteligência artificial vai organizar e otimizar a performance da unidade. "Será positivo para todos", disse.
Para o juiz Wlademir Paes de Lira, gestor do convênio com a Ufal, o objetivo do Judiciário é produzir mais, em um menor espaço de tempo e usando um menor número de pessoas. "É fundamental criar mecanismos para julgar cada vez mais processos, pois as demandas aumentam todos os anos".
Ainda de acordo com o magistrado, futuramente o Hércules deverá ser testado em mais unidades. "Nossa intenção é levar para todas as varas de Alagoas".
Fonte: Dicom TJ/AL
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 11/09/2022 19:50 Brinquedo voador está conseguindo afastar os jovens da frente dos celulares e computadores
- 21/08/2022 22:52 Apple solta atualização de emergência após descobrir falha crítica
- 10/08/2022 21:12 Atualização do WhatsApp permite sair dos grupos silenciosamente e ocultar status online
- 29/06/2022 17:02 Usuários reclamam de instabilidade no Instagram nesta quarta
- 15/05/2022 13:50 Brasileiro no espaço