27/04/2024
25ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

27/07/2023 14:00
Turismo
Rota indígena é um dos atrativos turísticos de Palmeira dos Índios

 Na série de vídeos Conheça Palmeira dos Índios, produzida pela equipe de Comunicação da prefeitura, nesta quinta-feira (27) foi a vez de mostrar e contar um pouco da história dos indígenas Xucuru-Kariri e a rota turística que levará os visitantes a uma imersão nesta cultura e tradições. É mais uma dica para quem vem visitar a cidade durante o Festival de Inverno (FIPI) em agosto ou outras épocas do ano.

No município, 3.500 índios vivem aldeados em 9 aldeias, sob o comandondosmcaciques e pajés, além dos que moram na cidade, e fazem parte das 11 etnias existentes em Alagoas. Eles sobrevivem, basicamente, da agricultura, pesca, caça e do artesanato. As crianças e jovens estudam nas aldeias, ou regiões próximas a elas, e também aprendem o legado deixado pelos mais velhos e os ancestrais.

Na Mata da Cafurna, por exemplo, onde o vídeo foi gravado, os turistas podem conhecer a rica cultura, com direito a pinturas corporais, caminhada pela trilha na mata, um passeio de 60 minutos, para conhecer e sentir o ar puro nos 117 hectares que guardam e preservam a história do povo Xukuru-Kariri.

Neste passeio, o turista ainda pode vivenciar alguns rituais indígenas, como o banho de ervas, o rapé, o banho de argila e o toré. Tudo isso pode ser feito em um dia, ou com duração de dois dias, caso o grupo queira pernoitar na aldeia. Existem as opções de camping ou hotel na cidade.

Nestas aldeias também são realizados os tradicionais jogos indígenas. “O município de Palmeira tem muitas riquezas culturais, com turismo de aventura e religioso. Quando você vier ao Festival de Inverno, em agosto, venha conhecer também as nossas belezas naturais, ou mesmo em outras épocas do ano. Vale a pena, porque Palmeira é bom demais”, convidou o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Turismo