26/04/2024
24ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

Notícias

05/11/2018 08:06
Brasil
Três anos depois, situação do Rio Doce é incerta
Entre os mais atingidos, pescadores ainda aguardam indenizações e não conseguem mais tirar o sustento do rio. Pesquisas estão sendo feitas para estudar os impactos da lama.
/ Viviane Machado/ G1

Completa três anos nesta segunda-feira (5). Mesmo tanto tempo depois, os impactos do maior desastre ambiental da história do Brasil ainda podem ser sentidos no Espírito Santo, onde a lama causou destruição no Rio Doce.

 

 

No dia 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, uma barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu. Uma lama de rejeitos de minério vazou, arrasou vilas, matou pessoas e chegou até o Rio Doce, que percorre cidades mineiras e também capixabas. No Espírito Santo, as cidades afetadas foram Baixo Guandu, Colatina e Linhares, onde fica a foz do rio.

 

Rio contaminado


O nível de contaminação no rio ainda é desconhecido, principalmente em relação às espécies que vivem no local. Por isso, pesquisadores de 24 universidades brasileiras fizeram uma expedição em outubro para coletar materiais para análise.

 

 

A força-tarefa chamada Rio Doce Mar está recolhendo amostras de animais, água e lama no Espírito Santo e Sul da Bahia. É a maior pesquisa já realizada para medir as consequências do desastre. São quase 500 pesquisadores. A cada seis meses, eles vão apresentar os resultados.

 

 

No Espírito Santo, os municípios mais afetados pela lama de rejeitos foram Baixo Guandu, Colatina, e Linhares. Neste último, onde o rio encontra o mar, na Praia de Regência, a pesca continua proibida. Foi ali que o destino final de todos os rejeitos que caminharam ao longo do rio.

 

 

Nos primeiros meses seguintes ao desastre, os níveis de metais dos peixes e outros animais que viviam no Rio Doce estavam acima do permitido. Agora, o nível melhorou, mas não o suficiente para liberar a pesca na foz.

 

 

"Os resultados mais recentes mostram uma diminuição bastante siginificativa dessa contaminação na carne do pescado, porém ainda temos que ter atenção com um metal que é cádmio que se encontra em níveis elevados e pode prejudicar a saúde humana", explicou o biólogo Adalto Samarco.
O também biólogo Alex Bastos, que integra a equipe que participa dos estudos no rio, explicou que os níveis de metais na água e nos animais podem mudar de acordo com o tempo.

 

 

Fonte: G1

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil