28/03/2024
28ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Cotidiano / Andres Felipe

Quem é Andres Felipe? Andres Felipe Marques é Bacharel em direito pelo CESMAC/AL, advogado militante, louco por esportes e apaixonado por viagens.
20/02/2018 11:33:44
A necessidade de investir em educação


‘’ Após a segunda guerra o Japão investiu tudo na educação’’
Carlos massa - Ratinho

 

Como um país cresce?. Como um país vence as dificuldades?. Só e somente só através da educação. Vivemos num país em que hoje a inversão de valores é gritante.

Respeito, moralidade, ensinamentos e outros fatores tomaram contornos problemáticos. Um país que vive uma divisão politica ou melhor uma turbulência politica não pensa nos profissionais da base - os professores, pessoas que são os maiores responsáveis pelo futuro de um País.

Professores que alfabetizam na educação base, estes sim formaram a educação de toda uma sociedade, os professores que vem na sequencia moldarão a formação geral dos alunos para posteriormente os mesmos adentrarem na faculdade econsequentemente no mercado de trabalho.


A sala deve se tornar atrativa, a sala tem que se tornar aconchegante, os professores devem ter incentivos, me desculpe Paulo Freire - mas o professor não deve ensinar por amor, o professor deve ser bem remunerado, o professor tem que ter bom salário, o professor tem que ter bonificação pela sua assiduidade, pela sua dedicação, pelo seu investimento em prol de uma melhor educação, pelo seu aperfeiçoamento. Profissional bem remunerado pode ser cobrado!.Meritocracia é a regra.

 


Vejo que uma das boas medidas instituída pelo governo do PT foi interiorização das universidades, antes alunos eram obrigados a largar a sua cidade e se deslocar ate a capital - hoje a realidade muda e muito, mas também conforme o atual governo muito foi congelado, investimentos cortados. Lamentável!.

 


É necessário que os gestores tenham a consciência que de fato deve ter valorização dos professores, com planos de cargos e carreiras, com cursos de formação e capacitação mediante oficinas, debates e palestras - no campo pratico ou ate mesmo motivacional, a educação formal deve ser complementada, é interessante a quantidade de servidores que precisam de motivação, que precisam de conhecimento para dessa forma desenvolver na sua plenitude a capacidade de ensino, não se pode permitir que adormeça a necessidade do saber.

 


Investir em formações é necessário! Investir em cursos pedagógicos é essencia. Capacitar é a chave do sucesso, com certeza mediante preparação profissional de professores da rede publica e privada haverá grande empenho e grande interesse, programas como o EJA (educação de jovens e adultos) precisam ter dinheiro, competência cientifica por parte daqueles que são responsáveis e é necessário que se faça um clima de consciência universal que todos tem o direito de ler e ter o conhecimento mesmo quando já estiverem em idade avançada.


Crianças são o futuro do país, vamos capacitar quem encaminhara justamente esta juventude.


O debate deve ser feito, os investimentos devem existir, se um prefeito, governador ou ate mesmo presidente tiver que investir que o faça na educação, na merenda de qualidade, na formação pedagógica de professores.


A educação não deve ser alvo de políticos a educação deve ser alvo de uma nação como todo.


Perdemos muito tempo debatendo questões polêmicas como ideologia de gênero ou escola livre, quando na pratica não nos preocupamos nem em remunerar a contento o profissional que na sala de aula esta, nem a merendeira que a comida prepara, ou ate o vigia que a ronda noturna faz, como esperar que um aluno cresça se o profissional que vai ensinar o mesmo não está qualificado?.


Hora de reavaliar tudo isso, ou cada vez mais veremos o Brasil indo na contra mão do progresso, quer um pais diferente?. Invista no professor.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Andres Felipe