Editorias
A próxima parada da Feira Agrária do Crédito Fundiário será em Atalaia, nos dias 13 e 14 de agosto, no bairro José Paulino próximo à BR316. O projeto é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com as prefeituras, e tem percorrido vários municípios alagoanos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o escoamento da produção, e ainda, contribui para a valorização das famílias camponesas.
O município de Atalaia – situado na região da Serrana dos Quilombos (zona da mata alagoana) – recebe pela primeira vez a feira. A ação tem mobilizado não só os funcionários da secretaria de agricultura e a Casa do Empreendedor, como também as demais secretarias: Desenvolvimento e Planejamento; Saúde; Assistência Social; Infraestrutura; Cultura e Turismo; Educação; e a Guarda Municipal.
Serão comercializados produtos da agricultura familiar, comidas típicas e artesanato oriundos das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário, assentamentos rurais, cooperativas e comunidades quilombolas. Participarão representantes da Cooperouricuri; e os assentamentos Boa Fé, Brasileiro, Chico do Sindicato, Jailson Melquides, Jaqueira, Milton Santos, Ouricuri e São Pedro; além de agricultores convidados de outros municípios.
Também terá a tenda informativa da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMUDH) sobre a Lei Maria da Penha e o combate às diversas formas de violência à mulher; o Iteral terá um stand sobre aposentadoria rural; e a prefeitura oferecerá serviços na área de saúde (vacina, testes rápido, aferição de pressão, glicemia e palestras sobre saúde bucal) e orientações sobre o Programa Bolsa Família.
Segundo o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é um evento que movimenta todo o município no âmbito econômico e lazer. "É com alegria que iremos levar pela primeira vez a feira agrária em Atalaia. Com essa iniciativa estamos aproximando ainda mais o Governo da população, contribuindo para a geração de renda, cultura e fortalecimento a agricultura familiar. E a orientação do governador Renan Filho é percorrer todas as regiões do Estado", citou.
Para celebrar a semana da cultura e a relevância do Dia do Folclore (22 de agosto), o público irá curtir a apresentação da banda fanfarra, pastoril, xaxado, quadrilha, coral de idosos, grupo de flauta; a tradicional cavalhada; e à noite, o show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda.
"Essa parceria firmada com o Iteral e a prefeitura municipal é de grande importância, não apenas para a realização dessa primeira feira, mas em todos os projetos que beneficie nosso homem do campo. Com a feira teremos a oportunidade da sociedade de Atalaia conhecer tudo que é produzido, que ter uma maior proximidade entre agricultore e consumidor", ressaltou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Valdevino.
As próximas edições da Feira Agrária do Crédito Fundiário ocorrerão nos municípios de Craíbas (29 e 30 de agosto) e Pão de Açúcar (27 e 28 setembro), também, está sendo discutida a realização de uma edição especial em outubro, dentro da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL).
Confira a programação cultural em Atalaia:
13.08.19 (TERÇA-FEIRA)
09:00 – Abertura Oficial
Banda Fanfarra Luiz De Albuquerque Pontes (Luiz Vigário)
Pronunciamento das Autoridades
Apresentação de Xaxado
11:00 – Trio De Forró
14:00 – Música Infantil do SCFV / Trampolim Interativo
15:00 – Trio de Forró
15:00 às 19:00 – Cavalhada
19:00 – Quadrilha
20:00 – Lula Sabiá e Banda (forró)
14/08/19 (QUARTA-FEIRA)
09:00 – Coral dos idosos
10:00 – Grupo de flauta da secretaria municipal de educação
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 09:09 Nova lei pretende estimular a produção de alimentos nas cidades
- 18/09/2023 19:45 Kits de irrigação chegam à zona rural para beneficiar famílias do campo
- 23/08/2023 16:00 Em Brasília, Júlio Cezar discute ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar
- 11/09/2023 13:45 Prefeitura de Palmeira ensinará técnicas para quintais produtivos
- 01/06/2023 21:45 Programa beneficiará mais de 600 agricultores e instituições carentes
BUSCAR
