23/04/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Editorias

12/08/2019 08:12
Agricultura
Atalaia é o próximo destino da Feira Agrária do crédito fundiário
Projeto é desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com as prefeituras, e percorrerá vários municípios
/ Assessoria

A próxima parada da Feira Agrária do Crédito Fundiário será em Atalaia, nos dias 13 e 14 de agosto, no bairro José Paulino próximo à BR316. O projeto é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com as prefeituras, e tem percorrido vários municípios alagoanos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o escoamento da produção, e ainda, contribui para a valorização das famílias camponesas.

 

O município de Atalaia – situado na região da Serrana dos Quilombos (zona da mata alagoana) – recebe pela primeira vez a feira. A ação tem mobilizado não só os funcionários da secretaria de agricultura e a Casa do Empreendedor, como também as demais secretarias: Desenvolvimento e Planejamento; Saúde; Assistência Social; Infraestrutura; Cultura e Turismo; Educação; e a Guarda Municipal.

 

Serão comercializados produtos da agricultura familiar, comidas típicas e artesanato oriundos das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário, assentamentos rurais, cooperativas e comunidades quilombolas. Participarão representantes da Cooperouricuri; e os assentamentos Boa Fé, Brasileiro, Chico do Sindicato, Jailson Melquides, Jaqueira, Milton Santos, Ouricuri e São Pedro; além de agricultores convidados de outros municípios.

 

Também terá a tenda informativa da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMUDH) sobre a Lei Maria da Penha e o combate às diversas formas de violência à mulher; o Iteral terá um stand sobre aposentadoria rural; e a prefeitura oferecerá serviços na área de saúde (vacina, testes rápido, aferição de pressão, glicemia e palestras sobre saúde bucal) e orientações sobre o Programa Bolsa Família.

 

Segundo o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é um evento que movimenta todo o município no âmbito econômico e lazer. "É com alegria que iremos levar pela primeira vez a feira agrária em Atalaia. Com essa iniciativa estamos aproximando ainda mais o Governo da população, contribuindo para a geração de renda, cultura e fortalecimento a agricultura familiar. E a orientação do governador Renan Filho é percorrer todas as regiões do Estado", citou.

 

Para celebrar a semana da cultura e a relevância do Dia do Folclore (22 de agosto), o público irá curtir a apresentação da banda fanfarra, pastoril, xaxado, quadrilha, coral de idosos, grupo de flauta; a tradicional cavalhada; e à noite, o show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda.

 

"Essa parceria firmada com o Iteral e a prefeitura municipal é de grande importância, não apenas para a realização dessa primeira feira, mas em todos os projetos que beneficie nosso homem do campo. Com a feira teremos a oportunidade da sociedade de Atalaia conhecer tudo que é produzido, que ter uma maior proximidade entre agricultore e consumidor", ressaltou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Valdevino.

 

As próximas edições da Feira Agrária do Crédito Fundiário ocorrerão nos municípios de Craíbas (29 e 30 de agosto) e Pão de Açúcar (27 e 28 setembro), também, está sendo discutida a realização de uma edição especial em outubro, dentro da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL).

 

Confira a programação cultural em Atalaia:

 

13.08.19 (TERÇA-FEIRA)

09:00 – Abertura Oficial

Banda Fanfarra Luiz De Albuquerque Pontes (Luiz Vigário)

Pronunciamento das Autoridades

Apresentação de Xaxado

11:00 – Trio De Forró

14:00 – Música Infantil do SCFV / Trampolim Interativo

15:00 – Trio de Forró

15:00 às 19:00 – Cavalhada

19:00 – Quadrilha

20:00 – Lula Sabiá e Banda (forró)

 

 

14/08/19 (QUARTA-FEIRA)

09:00 – Coral dos idosos

10:00 – Grupo de flauta da secretaria municipal de educação


Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agricultura