21/11/2024
28ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Editorias

21/01/2018 10:32
Agricultura
Barragem do Dnocs Pai Mané é povoada com 65 mil alevinos
Com a ação, Seagri beneficia mais de 1.200 famílias de pequenos agricultores
/ Foto: Ronaldo Lima

A barragem do Dnocs Pai Mané, em Dois Riachos, tem capacidade para dois milhões de m³ de água, por isso é considerada uma das maiores, em volume, de Alagoas, e foi povoada com 65 mil alevinos da espécie tilápia, em ação da equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

 

 

Mais 1.200 famílias de agricultores familiares serão beneficiadas com os alevinos nas comunidades de Pai Mané, Poço de Sal, Serra da Mandioca, Aroeira Alta e Pau Santo, da zona rural do município de Dois Riachos, Sertão de Alagoas.

 

 

Às margens da barragem de Pai Mané, representantes de cada comunidade acompanharam o povoamento dos alevinos, receberam orientação técnica sobre o manejo e alimentação e, ainda, levaram a cota que cada família recebeu para cultivar.

 

 

O secretário Executivo de Políticas Públicas da Seagri, Manoel Henrique, reconhece que a parceria entre o Governo de Alagoas com as prefeituras municipais só traz benefícios para os pequenos produtores e é uma oportunidade de conhecer as necessidades dos municípios.

 

 

“A distribuição de alevinos para criação em barragens e barreiros dá uma oportunidade para os agricultores familiares conseguirem uma renda extra e também produzir um alimento saudável e rico em proteína”, afirma Manoel Henrique.

 

 

Eraldo Novaes, líder comunitário do povoado Pai Mané, explica que a entrega de alevinos por parte da Secretaria da Agricultura do Governo de Alagoas vai contribuir com as atividades nas comunidades e gerar rendimento a mais para os agricultores. “A satisfação de quem recebe os alevinos é muito grande e isso é gratificante”.

 

 

Para o prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, o programa de distribuição de alevinos do Governo de Alagoas, e executado pela Seagri, tem garantido aos pequenos agricultores um alimento de grande teor nutricional, e o excedente tem sido comercializado em feiras livres e nas próprias comunidades onde estão sendo produzidos.

 

 

“A ação da Seagri no município de Dois Riachos incentiva as famílias na atividades com o pescado e, ainda, vai garantir o produto na mesa para refeição de milhares de pessoas de baixa renda”, reconhece o prefeito.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agricultura