19/04/2024
26ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Editorias

06/03/2019 20:00
Agricultura
Governo federal aprova zoneamento para a cultura de palma forrageira em Alagoas
Ação visa identificar períodos de semeadura e municípios aptos à cultura
/ Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou nesta quarta-feira (6), o zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de palma forrageira em Alagoas. Em nota técnica publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, o secretário de Política Agrícola do ministério, Eduardo Sampaio Marques, explica que o zoneamento agrícola de risco climático em Alagoas tem por objetivo identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura para o cultivo da palma forrageira no estado, em níveis que variam de 20% a 40%. Ao todo, foram listados 61 municípios alagoanos.

A nota técnica informa que essa identificação foi realizada com a aplicação de um modelo de balanço hídrico da cultura. "Neste modelo são consideradas as exigências hídrica e térmica, duração das fases fenológicas e do ciclo e, da reserva útil de solos para cultivo desta espécie, bem como dados de precipitação pluviométrica e evapotranspiração de referência de séries com, no mínimo, 15 anos de dados diários registrados em 3.500 estações pluviométricas selecionadas no país", diz a nota.

Segundo ele, quando bem manejada, a cultura da palma forrageira pode ser conduzida por vários anos com colheitas sucessivas em intervalos de tempo de até 24 meses ou a depender da demanda de fornecimento de alimentos para os animais, o que pode antecipar o corte da cultura.

"Por se tratar de um modelo agroclimático, parte-se do pressuposto que não ocorrerão limitações quanto à fertilidade dos solos e danos às plantas devido à ocorrência de pragas e doenças", informa a nota técnica.

Veja aqui a nota técnica sobre o zoneamento agrícola em Alagoas.

 

 

Fonte: gazetaweb.com

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agricultura