Editorias
O presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro, recebeu nesta segunda-feira (05), o Secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração, Ricardo Santa Rita, em Palmeira dos Índios.
Santa Rita é um dos responsáveis, no governo federal, pelo projeto Bálsa. Durante a visita feita ao município, o secretário apresentou o último empenho que trará o recurso final para a execução da primeira etapa de irrigação e aproveitamento hidroagrícola da Barragem Bálsamo.
Luciano Monteiro informou que foi recebida ainda uma cópia da outorga de uso da água do Bálsamo e, a oportunidade serviu também para que fosse apresentado o projeto final da primeira etapa irrigada, a barragem, o primeiro e segundo perímento a ser irrigado e como será o aproveitamento hidroagrícola.
“Agradecemos em especial ao deputado federal Givaldo Carimbão, ao Governador de Alagoas - Renan Filho, em nome de todos os palmeirenses que sabem o quanto essa obra será importante para o nosso município. Foram anos de muita luta nossa e, tenho certeza que, de todos aqueles, políticos ou não, que querem o desenvolvimento de Palmeira dos Índios. Sem esquecer, é claro, de agradecer à todos os que fazem parte das equipes da Seinfra e da Seagri ”, agradece Luciano Monteiro.
O presidente da Cooperativa disse ainda que “A Carpil tem interesse nesta obra porque entende que ela pode impulsionar nossa economia e transformar o município num grande produtor de alimentos e reduzir o êxodo rural", destaca Monteiro.
O vereador eleito por Palmeira dos Índios, Madson Monteiro, esteve presente e afirma que “São quase oito anos que estamos nessa luta. O aproveitamento hidroagrícola do Bálsamo é um projeto que, após sua efetivação, pode gerar até 12 mil empregos diretos e indiretos. Isso é sinônimo de desenvolvimento para o nosso município. Já conseguimos avançar, mas só estaremos satisfeitos quando conseguirmos colocar em prática tudo o que está no projeto”, destaca Madson Monteiro.
Projeto Bálsamo
O projeto de Aproveitamento hidroagrícola da Barragem do Bálsamo, localizada no município de Palmeira dos Índios, pretende irrigar uma área de 700 ha. Principais obras: barragem, reservatório pulmão, estação de bombeamento, adutora e linhas de recalque.
A primeira etapa consistiu na execução da barragem situada na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, distante aproximadamente 15km da cidade de Palmeira dos Índios.
A segunda etapa compreende a implantação do sistema de irrigação envolvendo a estruturas de captação, linha de recalque, sistema adutor primário e o sistema parcelar para os 200 ha.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 09:09 Nova lei pretende estimular a produção de alimentos nas cidades
- 18/09/2023 19:45 Kits de irrigação chegam à zona rural para beneficiar famílias do campo
- 23/08/2023 16:00 Em Brasília, Júlio Cezar discute ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar
- 11/09/2023 13:45 Prefeitura de Palmeira ensinará técnicas para quintais produtivos
- 01/06/2023 21:45 Programa beneficiará mais de 600 agricultores e instituições carentes