Editorias
O prédio mais antigo de Alagoas está completando 60 anos. O Edifício Brêda, localizando no centro da cidade, passou por uma reforma e revitalização da fachada que foi inaugurada nesta quinta-feira (20). O custo total da obra foi de aproximadamente R$ 480 mil, pago pelos proprietários através das taxas cobradas aos condôminos.
A reforma contou com a reforma de fachada predial arquitetônica, tais como assentamento e a reposição de pastilhas, a recuperação estrutural, tratamento de trincas, pintura e texturização e hidrojateamento.
O síndico do prédio, Jadeilton Frazão, ressalta a importância histórica do primeiro edifício com mais de dez pavimentos de Alagoas.
"A administração do edifício Brêda teve como compromisso fazer a revitalização e a recuperação da fachada, tendo em vista o elevado grau cultural que este edifício representa para o nosso estado, já que ele foi feito em uma época que serviu de modelo que representava o ápice da época. Por ter mais de 58 anos de idade, havia a necessidade maior de uma revitalização", disse.
Ele lembra que, quando assumiu a administração do prédio há cinco anos, o prédio estava abandonado e afirmou que a reforma não contou com recursos do poder público.
"A gente se mobilizou, tentamos sensibilizar todos os condôminos e usuários do prédio e conseguimos, após um amplo debate, fazer com que houvesse essa consciência e esse marco está sendo concluído hoje, com o reconhecimento dos condôminos e usuários de que a gente precisa preservar a cultura do nosso estado" conta.
A história
O Edifício Brêda foi projetado e construído em 1958 quando a cidade iniciava sua vida modernista. A construtora projetou o edifício em estilo moderno, tendo um formato de "V". Foi a primeira obra arquitetônica de porte em Alagoas com 10 andares. Nos últimos anos o prédio se encontrava abandonado, com sua estrutura deteriorada e degradada e oferecendo riscos à população. O Edifício Brêda já abrigou diversos órgãos público como o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, quando em 1947 adquiriu uma sala ainda na planta. De lá pra cá, coleciona histórias, sendo símbolo do progresso e beleza arquitetônica que presenteia o centro de Maceió.
Fonte: radiogazetaweb
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 13/03/2024 21:09 Recursos hídricos são tema de fiscalização em São José da Tapera
- 31/01/2024 21:00 Prefeitura de Palmeira assina ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo
- 30/01/2024 19:15 Prefeito, secretária Júlia e senador Renan discutem investimentos para educação
- 29/01/2024 21:30 Semede de Palmeira dos Índios participa da 1ª Reunião Técnica da Undime em Alagoas
- 28/01/2024 20:45 Prefeitura decora a cidade com tema carnavalesco