27/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

08/01/2023 20:30
Serviços
Equatorial dá dicas sobre uso adequado de energia em casas de veraneio

 Com a chegada do mês de janeiro, boa parte das crianças e adolescentes se encontram de férias e é comum que as famílias se reúnam e busquem atividades de lazer como o deslocamento para casas de veraneio, seja na praia ou no campo. E como muitas dessas unidades residenciais passam mais tempo fechadas do que abertas durante boa parte do ano, a Equatorial Alagoas separou dicas essenciais sobre a importância de realizar uma revisão nas instalações elétricas internas e como praticar o uso adequado de energia para economizar no final do mês.

 

De acordo com o engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Elger Reis, com o auxílio de um profissional capacitado uma revisão na instalação elétrica de forma periódica poderá proporcionar economia na conta de luz, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações, além de prevenir acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos.

 

“Em cidades do litoral essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas instalações internas das residências, a partir do medidor de energia. Um ponto essencial para o alagoano que optar pelo aluguel de casas de veraneio, ao chegar na residência é certificar-se de identificar onde fica o disjuntor e conferir o estado da fiação e das tomadas”, frisou o engenheiro.

 

Outra dica importante da Equatorial Alagoas é aproveitar a revisão elétrica na residência ou apartamento para realizar a substituição de lâmpadas ineficientes por luminárias de LED que são mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos. As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40% no consumo de energia.

 

Atenção para os eletrodomésticos

 

Equipamentos como televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar condicionado merecem uma atenção maior considerando que se esses eletrodomésticos estiverem obsoletos, é importante fazer a substituição por outros mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção.

 

“Por estarmos em um período mais quente, o ventilador ou o ar-condicionado é ligado por mais horas durante o dia, e ainda há quem use os dois de forma simultânea. Então orientamos que a população opte apenas por um equipamento, de preferência o ventilador, que é mais econômico, e mantenha sempre as janelas abertas para ajudar na circulação de ar, diminuindo assim a sensação de calor”.

 

“É preciso também ter atenção durante o uso do chuveiro elétrico. Se for fazer uso desse aparelho, é preciso selecionar a posição verão, o que pode reduzir o consumo de energia em até 40%, comparado ao modo inverno. Importante também que os banhos sejam rápidos para economizar ainda mais energia”, acrescenta Reis.

 

Outra dica é observar a condição de uso da geladeira. “Muita gente troca o refrigerador de casa e leva o mais antigo para a casa de praia. Isso pode significar aumento no consumo de energia, já que uma geladeira velha é vilã da conta de luz”, explicou o especialista. O mais adequado é observar se a porta da geladeira está fechando bem, se a borracha está em boas condições e o motor está funcionando bem, caso contrário é recomendada a troca do equipamento por outro mais novo.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços