27/04/2024
29ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

08/12/2017 16:00
Turismo
Governo debate demandas do turismo e apresenta Plano de Desenvolvimento
Representantes da iniciativa privada e do setor público de todo Estado se reuniram em Maceió para 49º edição do Fórum Estadual de Turismo (Foretur)
49º Fórum Estadual de Turismo, realizado nesta quinta-feira (7), no Hotel Jatiúca, em Maceió / Foto: Kaio Fragoso

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), reuniu todo o trade turístico alagoano e representantes dos executivos municipais para debater as ações e demandas do segmento durante o 49º Fórum Estadual de Turismo, realizado na quinta-feira (7), no Hotel Jatiúca, em Maceió.

 

 



A atividade turística é atualmente a segunda matriz econômica de Alagoas e por isso foi elemento fundamental na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Estado (PDE), também apresentado à sociedade durante a realização do Fórum.

 

 



Para a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Miguel dos Milagres, Carolina Lessa, o encontro é uma oportunidade importante de debater todas as demandas do setor. "É nos fóruns onde enxergamos as demandas do Turismo como um todo em Alagoas, externando os principais pleitos de cada região. Além disso, funciona como uma troca de informações entre os municípios, conhecendo melhor as experiências que estão dando certo e o que podemos aplicar à realidade de cada cidade", explicou.

 

 


O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, ressaltou as ações que foram realizadas para o fomento da atividade turística no último trimestre. "Nós incrementamos a malha aérea para alta temporada com mais de 400 novos voos somente de uma companhia, fizemos ações de promoção do destino no Aeroporto, mostrando a diversidade dos produtos turísticos alagoanos. Além disso, levamos o Destino Alagoas para feiras nacionais e internacionais e promovemos a capacitação de agentes no Brasil e no exterior. Todas essas ações serão incrementadas e expandidas em 2018, consolidando a importância do turismo para a economia do Estado”, contou Rafael Brito.

 

 



Plano de Desenvolvimento Estadual

 

 


O Plano de Desenvolvimento do Estado (PDE) foi elaborado pela Sedetur, em parceria com o Ministério da Integração, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IABS), com recursos do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e servirá como base de dados com propostas e diretrizes para o desenvolvimento do Estado para os próximos vinte anos.

 

 



De acordo com o economista da Sudene, Lautemyr Xavier, o plano foi desenvolvido para direcionar as políticas públicas que deverão favorecer os avanços econômicos de Alagoas. "É com muita alegria que entregamos hoje o Plano de Desenvolvimento Estadual. O trabalho colaborativo permitiu a consolidação de um único documento, que apresenta as reais necessidades do Estado", contou o economista.

 

 



Sobre o Plano, o secretário Rafael Brito ressaltou a importância do PDE como ferramenta para o desenvolvimento de ações pautadas no desenvolvimento do bem estar social. “Este Plano contém uma base de dados e diretrizes que possibilitarão a criação de políticas públicas eficientes para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Ele é fruto de um trabalho intenso do governo em ouvir as demandas dos agentes da economia do Estado, do turismo, na agricultura e na indústria e irá ser determinante na geração de emprego e renda no estado e na promoção do bem-estar social dos alagoanos”, disse o gestor.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Turismo