18/04/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

11/01/2019 14:19
Turismo
Navios da Marinha chegam a Maceió e são abertos à visitação pública
Corveta Caboclo e os Navios-Patrulha Gravataí e Guaratuba fazem patrulhamento preventivo e de repressão contra delitos no mar territorial do Brasil

Marinha do Brasil abre para visitação pública, em Maceió, a Corveta Caboclo e os Navios-Patrulha Gravataí e Guaratuba. As embarcações ficarão atracados no porto da capital e podem ser conferidos de perto neste sábado, 12 e no domingo, 13, entre 14h e 17h.

De acordo com a Capitania dos Portos de Alagoas, a atracação no Porto de Maceió servirá também para descanso da tripulação, "bem como recebimento de apoio logístico, após a realização de atividades de Patrulha e Adestramento, uma vez que os navios deixaram Salvador no último dia 09'. Os navios pertencem ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), Organização Militar situada na cidade de Salvador (BA), área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval.

Conforme a Marinha, "as atividades desenvolvidas pelos navios têm como propósitos principais de contribuir para a prevenção e repressão contra delitos transfronteiriços e ambientais no mar territorial da "Amazônia Azul" e de elevar o nível de aprestamento dos navios e suas tripulações por meio da realização de exercícios operativos.

Devido às características e limitações do local como acesso a banheiros e bebedouros e a peculiaridades dos navios, como a existência de escadas para acesso aos compartimentos, A Capitania dos Portos recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Corveta Caboclo

A Corveta Caboclo (V-19) é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, construída na Holanda, teve sua quilha batida em 8 de outubro de 1953. Em 26 de agosto de 1954 foi batizada e lançada ao mar, sendo incorporada à Marinha do Brasil em 16 de julho de 1955.

Navio-Patrulha Gravataí

Construído pelo estaleiro PEENE-WERFT, localizado na cidade de Wolgast, Alemanha, o Navio-Patrulha Gravataí foi incorporado à Marinha do Brasil em 17 de fevereiro de 2000. Seu nome faz homenagem a cidade que é cortada pelo rio de mesmo nome, localizado no Rio Grande do Sul, sendo o segundo navio da Marinha do Brasil a ser batizado com este nome.

Navio-Patrulha Guaratuba

Construído pelo estaleiro PEENE-WERFT, localizado na cidade de Wolgast, Alemanha, o Navio-Patrulha Guaratuba foi incorporado à Marinha do Brasil em 01 de dezembro de 1999. Seu nome tem origem da expressão Tupi-Gurarani " Guará-Tyba", denominação de um município do estado do Paraná.

Serviço:

Visitação pública a Corveta Caboclo e os Navios-Patrulha Gravataí e Guaratuba.

Local: Porto de Maceió.

Data: 12 e 13 de janeiro.

Horário: 14h às 17h.

 

 


Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Turismo