26/04/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Editorias

27/09/2021 13:49
Cidades
Mineração Vale Verde se destaca e ganha duas categorias
Situada em Craíbas-AL, Mina Serrote levou premiações em "Inovação" e "Mineração a Céu Aberto de Pequeno Porte"

A Mina Serrote continua mostrando que a sua Operação é, de fato, um marco para o Estado de Alagoas. Novamente a Mineração Vale Verde (MVV) foi destaque em uma premiação nacional, ocorrida no último dia 22/09.



Ainda neste mês de setembro, a MVV recebeu pelo 2º ano consecutivo o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, desta vez na categoria “Processos”, com o “Validação e otimização de parâmetros operacionais das DFR’s (direct flotation reactor, Woodgrove), reatores de flotação utilizados para minério de cobre ultrafino”.



Agora, a empresa alagoana ganhou em duas categorias do Prêmio Enaex Brasil – Melhor Desmonte 2020, nas categorias “Inovação” e “Mineração a Céu Aberto de Pequeno Porte”.



Na primeira, foram levados em conta o “Alto padrão de desmonte para o início de operação de mina”; o “Uso inovador de ferramentas de monitoramento”; e o “Desmonte cuidadoso com ótimos resultados”.



Esse troféu de “Inovação” se deu, decerto, pela utilização de tecnologia de ponta (softwares e espoleta eletrônica) e as melhores técnicas de desmonte de rocha por explosivos, mitigando o impacto do processo na região craibense.



Realizada pela Enaex Brasil em parceria com a Fagundes Construção e Mineração S.A., toda a operação de desmonte é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e monitorada sistematicamente por três sismógrafos, equipamentos estes de alta precisão que captam e registram as menores variações de ruídos e vibrações que eventualmente ocorram na região antes e após o processo de desmonte.



Segundo o Gerente de Mina da nossa empresa, Hugo Nadler, todo esse processo segue os mais rigorosos padrões de segurança estabelecidos pela legislação brasileira e internacional, tendo total envolvimento com os moradores das comunidades vizinhas ao nosso empreendimento, a fim de que eles fiquem cientes de todas as atividades que envolvem o desmonte, mantendo-se um constante diálogo franco e aberto.



“A nossa lavra ocorre em cava a céu aberto e, para tanto, extraímos o material estéril que se encontra acima do minério. Este material é depositado no entorno da mina, criando assim uma ‘barreira acústica natural’, minimizando os impactos às comunidades locais. Os nossos desmontes controlados têm duração de, no máximo, cinco segundos, ocorrendo preferencialmente às quintas-feiras, às 12h [meio-dia], sendo efetuado de forma segura e responsável”, diz Hugo Nadler.



O outro troféu, na categoria “Mineração a Céu Aberto de Pequeno Porte”, foi ganho devido a diversos tópicos: “Geometria do polígono muito regular”; “Ótimo aproveitamento da energia”; “Lançamento controlado de fragmentos”; e “Ótimo resultados de fragmentação”.



“Por todo o país, temos operações em várias minas a céu aberto de pequeno porte. Estamos envolvidos em 25 operações, estreitando cada vez mais os nossos laços, e a MVV está de parabéns! Tive a oportunidade de estar na Mina Serrote há pouco tempo e notei que essa operação é realmente diferenciada, situada no interior de Alagoas, onde tradicionalmente não existem mineradoras”, pontua Mário Vivas, gerente geral de Operações da Enaex Brasil, após anúncio do prêmio, que aconteceu de modo remoto.



A previsão da MVV é produzir cerca de 50 mil toneladas de concentrado de cobre anualmente, gerando, também, benefícios socioeconômicos e sustentáveis não apenas para Craíbas, mas para toda a região do Agreste alagoano.

 

SOBRE A APPIAN BRAZIL

 

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado — Private Equity —, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel — operação de níquel sulfetado no sul da Bahia — e a MVV.

 

Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no país com a aquisição de novos ativos. A Appian e todas as suas empresas possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.

 

 

 

Fonte: Ascom MVV

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades