26/04/2024
29ºC Maceió, AL Chuva
(82) 99699-6308

Editorias

02/01/2019 19:19
Cidades
Selo digital vai ser utilizado no Cartório do 1° Tabelionato de Notas
/ Ascom

O projeto-piloto de implantação do selo digital vai funcionar, em fase de testes, no Cartório do 1° Tabelionato de Notas e Protestos, localizado no Centro de Maceió. A serventia extrajudicial passará a emitir o selo digital para autenticação de atos, que estarão vinculados ao CPF dos usuários, por meio da ferramenta QR Code.

 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Lima, realizou diversas reuniões para aprimorar a ferramenta, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati), do Tribunal de Justiça de Alagoas.

 

"A utilização do selo digital vai facilitar o trabalho dos servidores da Justiça e dos notários e registradores do Estado. Essa iniciativa vai trazer mais segurança e transparência para a emissão de documentos e também vai agilizar a fiscalização", ressaltou o desembargador Paulo Lima.

 

Segundo José Baptista, diretor da Diati, com a implantação do selo digital os cartórios não precisarão mais comprar os selos que são vendidos em cartelas, gerando economia e praticidade também para os usuários.

 

"O objetivo é estender a utilização do selo digital para os demais cartórios do Estado. Durante a fase de testes, vamos observar as demandas junto aos cartórios para fazer possíveis modificações na ferramenta, necessárias para melhorar seu funcionamento", explicou.

 

Selo Digital

 

O selo digital tem o objetivo de tornar mais efetiva a fiscalização das atividades dos ofícios extrajudiciais. Trata-se de um código, que será associado a todos os atos internos e externos, praticados nos cartórios extrajudiciais, permitindo a qualquer interessado verificar sua autenticidade e confirmando dados, como as partes envolvidas, datas, nome do cartório emissor, entre outros.

 

 

 

Ascom CGJ/AL

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades