26/04/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

17/11/2018 08:02
Alagoas
FPI do São Francisco descobre 4 sítios arqueológicos no Sertão de Alagoas
9ª Edição da Fiscalização foi encerrada nesta sexta-feira (16).
/ Foto: Jonathan Lins/ MP

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco descobriu em sua 9ª edição 4 sítios arqueológicos no Sertão de Alagoas.

 

Um deles foi em de São José da Tapera, Sertão de Alagoas. Pinturas rupestres estão estampadas na Pedra de Santo Antônio. O local é visitado, principalmente, por devotos do santo.

 

Esta etapa da FPI foi encerrada na manhã desta sexta-feira (16), em São José da Tapera, Sertão de Alagoas. O balanço dos trabalhos foi divulgado nesta tarde.

 

Sobre atividade ilegal de mineração, a FPI encontrou duas minas com atividade recente, número menor do que a etapa passada na região.

 

Além disso, a FPI foi a feiras e mercados públicos, onde irregularidades foram encontradas. Laticínios, pocilgas e matadouros também foram visitados e, alguns, multados e interditados.

 

Os recursos hídricos da região foram fiscalizados, mas desta vez o resultado foi positivo. Na avaliação dos técnicos, a água está sendo ofertada com tratamento na grande maioria dos municípios, realidade que não se via há 3 anos.

 

O alerta foi para a questão de tratamento de esgotos, onde a maioria das cidades visitadas estão com obras inacabadas onde a rede não funciona e acaba prejudicando o meio ambiente e causando doenças.

 

Resgate de animais silvestres


A equipe Fauna percorreu as feiras livres para inibir a comercialização de animais diversos, flagrando algumas situações de maus-tratos, com aves mantidas em locais sem circulação de ar e muitas vezes privadas até de alimentação.

 

Em um dos casos, a equipe se deparou com 89 galos de campina na mesma residência. Ao todo, foram 1.313 aves resgatadas e 48 autos de infração lavrados ao longo dos 13 dias de FPI, totalizando quase R$ 400 mil em multas.

 

Os Centros de Saúde também foram fiscalizados. Foram lavrados 25 autos de infração e um auto de prisão em flagrante, em razão de irregularidades diversas, como armazenamento inadequado de resíduos.

 


Flagra de áreas desmatadas


A equipe Flora, responsável, por exemplo, pela prevenção e controle do desmatamento, cuja identificação das áreas suprimidas se dá por meio de satélite. Durante a fiscalização, a equipe lavrou 33 autos de infração, totalizando pouco mais de R$ 431 mil em multas, com 205 hectares de área desmatadas embargadas.

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas