26/04/2024
24ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

02/05/2019 16:46
Polícia
Alagoanos caem em golpe do Whatsapp clonado que visa empréstimo
/ Reprodução

 O delegado Thiago Prado alertou nesta quinta-feira (2) sobre um novo golpe que está fazendo vítimas em Alagoas. Trata-se da clonagem de contas do aplicativo de mensagens WhatsApp com dez casos já registrados pela Polícia Civil, nos últimos 30 dias.


O esquema consiste no anúncio de produto em sites de comércio eletrônico com divulgação de número para contato.


Dessa forma, o golpista envia uma mensagem para o Whatsapp do anunciante, comunica ser da empresa de comércio eletrônico e solicita a atualização de dados cadastrais.


Depois requer o fornecimento do código de seis dígitos, repassado por SMS e, após o envio do código pelo usuário, o criminoso consegue acessar a conta do aplicativo e solicitar empréstimo em dinheiro aos seus contatos.


Em dezembro do ano passado, a Polícia Civil investigou golpe parecido. Políticos, médicos e delegados tiveram as contas do aplicativo de mensagem clonadas. A quadrilha clonava e transferia a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instalava o aplicativo WhatsApp e começava a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, pedindo dinheiro ou que fizessem depósitos em contas indicadas por eles.


O delegado Thiago Prado orienta que as vítimas registrem a ocorrência policial, avisem aos seus contatos e parentes da fraude e solicitem a desativação da conta. Os dois golpes visam empréstimo, mas divergem sobre a forma utilizada para clonar o WhatsApp.


Fonte: GazetaWeb

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Polícia