19/03/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

16/04/2020 15:08
Serviços
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser apenas digital
Mudança solicitada pelo governo federal será adotada em todo o país; documento deixará de ser enviado para a residência dos proprietários

Proprietários de veículos devem agora utilizar a versão digital ou imprimir por conta própria o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A mudança está em cumprimento a uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu a substituição da versão impressa do documento pela digital.

 

Desde abril do ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) está apto para expedir a versão digital do documento de porte obrigatório. A deliberação do Contran foi publicada em 31 de dezembro de 2019 no Diário Oficial da União, e solicitou que, até junho desse ano, todos os departamentos de trânsito do Brasil deveriam fazer as adaptações necessárias para disponibilizar o CRLV-e, como é conhecido o CRLV digital.

 

Como obter

 

O chefe de controle de veículos do Detran/AL, Sérgio Adriano, explica a mudança. "O que acontece é que vamos substituir aquela cédula utilizada tradicionalmente e as pessoas precisarão começar a usar a versão digital ou imprimir o documento em papel A4 para deixar no veículo", orienta.

 

Ele ressalta que o acesso à versão digital pode ser compartilhado, caso o veículo seja utilizado por mais de um condutor. Serão oferecidas duas opções: Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nos sistemas Android e IOS, e ter acesso ao CRLV-e, ou entrar no site do Denatran e imprimir o documento mediante login realizado com os mesmos dados de cadastro do portal do Governo Federal. O CRLV-e também está disponível para veículos de pessoa jurídica por meio do uso de certificado digital.

 

Após baixar o aplicativo, o usuário deve realizar o cadastro e ativar a conta através de um link enviado para o e-mail informado. Depois, deverá informar o número do Renavam e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigo Documento Único de Transferência (DUT).


Para o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, a mudança é positiva, tendo em vista a comodidade que oferece. "Lançamos o CRLV digital em Alagoas há pouco mais de um ano. Esse serviço dá total autonomia e simplifica a vida do condutor, que terá o documento com o mesmo valor jurídico na palma na mão", pontua.

 

Orientação

 

É importante ressaltar que o CRLV-e só estará disponível para aqueles proprietários que estiverem em dia com os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

 

Além disso, a autarquia reforça que está seguindo o decreto estadual nº 69.624, que estabeleceu medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus em Alagoas, por isso está com todos os serviços presenciais suspensos, mas a população deve ficar tranquila e aguardar o novo calendário de reagendamento.

 

A população deve ficar atenta às medidas e adotar o isolamento social para evitar a propagação da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é uma das formas mais eficazes de conter o ritmo de novos casos e achatar a curva de contaminação.

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços