19/03/2024
25ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

Notícias

15/02/2019 07:11
Serviços
Eletrobras orienta foliões com dicas de segurança para o carnaval

O carnaval é uma das festas mais presentes nos corações dos brasileiros e os foliões já estão animados com a chegada das comemorações dessa festividade cheia de alegria e diversidade. Entretanto, é necessário estar alerta quanto ao uso de energia elétrica para que não ocorram acidentes. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas separou dicas de segurança para que nada atrapalhe a diversão dos foliões.

 

 

Nesta época do ano, é comum o aumento da mobilidade urbana em praias e casas do Litoral, hotéis e pousadas. Por isso, a Eletrobras recomenda que os proprietários dos imóveis realizem uma inspeção na instalação elétrica para que não ocorra sobrecarga.

 

 

É preciso também ter muito cuidado na hora de ligar aparelhos elétricos e eletrônicos com o auxílio do "T" (benjamin), pois a utilização desse objeto pode gerar sobrecarga na instalação elétrica e provocar um curto-circuito ou um princípio de incêndio.

 

 

"Carnaval é época de alegria, e o que todos desejamos é que os foliões brinquem saudavelmente com suas famílias e amigos e voltem para suas casas com segurança", explica o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente. "Para os que vão viajar e deixar a casa fechada, o ideal é desligar o disjuntor de energia elétrica, evitando consumo desnecessário de aparelhos e eventuais acidentes nas instalações sem que tenha ninguém no imóvel", completa.

 

 

Junto com a folia do carnaval e o calor do verão, ao tomar banhos de piscina, os consumidores precisam ficar atentos ao risco de choque elétrico, já que a água é um bom condutor de eletricidade. A Eletrobras aconselha não tocar em equipamentos elétricos em lugares molhados ou úmidos, ou com as mãos ou pés molhados. É importante também que estes equipamentos estejam a uma distância adequada das piscinas e chuveiros para não entrarem em contato com a água, trazendo risco de curto-circuito e choque elétrico.

 

 

Eventos em espaços públicos, a céu aberto e em ambientes sem eletricidade também são comuns nesta época do ano. Nestes casos, o organizador deve solicitar a ligação provisória à Eletrobras, para que as instalações sejam feitas nos padrões de segurança da Distribuidora, evitando risco de acidentes. Ligações na rede elétrica feitas sem o conhecimento da Distribuidora configura ligação clandestina.

 

 

As saídas em blocos de trios elétricos e carros de som são uma das alegrias nas festas de carnaval, mas para que os foliões possam aproveitar em segurança, os organizadores devem analisar o trajeto e a altura do veículo de acordo com o padrão, a fim de evitar que o automóvel entre em contato com fios da rede elétrica.

 

 

A Distribuidora alerta ainda que, em casos de acidentes com carros em contato com a rede elétrica, os foliões não devem se aproximar do veículo e isolar a área, acionando o Call Center da Eletrobras, no número 0800 082 0196 para atendimento das equipes técnicas. Todas as ocorrências com a rede elétrica devem ser também devidamente registradas no Call Center, que funciona 24 horas por dia e recebe ligações de telefone fixo ou celular.

 


Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços